Destaques: S&P 500 próximo de recorde e petróleo em alta

Por Geoffrey Smith – Investing.com – O S&P 500 se aproxima das máximas de todos os tempos, à medida que o surto de coronavírus começa a recuar e o presidente Donald Trump Trump fala sobre planos de redução de impostos. 

As negociações sobre a próxima rodada de medidas de alívio econômico ainda estão paralisadas. Um indicador antecedente alemão atinge seu nível mais alto em 16 anos, mas o mercado de trabalho do Reino Unido enfraquece acentuadamente. 

Os preços do petróleo sobem antes da divulgação do primeiro dos três grandes indicadores desta semana.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 11 de agosto.

1. Vírus retrocede e a vacina russa

O número de novas infecções por Covid-19 nos EUA ficou abaixo de 50.000 pelo segundo dia consecutivo, reforçando as esperanças de que o vírus esteja voltando ao controle.

O número de hospitalizações também caiu na Califórnia, em Nova York e no Texas, embora continuassem em alta na Flórida.

A curva de novas infecções claramente se achatou desde que os estados do sul e do oeste começaram a aumentar as restrições às reuniões internas e o uso de máscaras. A questão agora é se ele pode permanecer contido enquanto as escolas de todo o país se preparam para reabrir, criando potencialmente um vetor poderoso para a disseminação em comunidade.

Mais longe, a Rússia – que foi acusada de tentar roubar propriedade intelectual de empresas farmacêuticas dos Estados Unidos e da Europa que pesquisam os tratamentos da Covid-19 – aprovou condicionalmente sua primeira vacina para o vírus.

O número mundial de casos confirmados chegou a 20 milhões, devido principalmente ao número de casos em rápido crescimento na Índia.

2. Conversas de estímulo ainda estão em um impasse enquanto Trump propõe corte de imposto

A próxima rodada de medidas de alívio econômico para a economia dos EUA permanece em um impasse, embora tanto a administração Trump quanto os democratas da Câmara afirmem que estão prontos para conversar novamente.

Na noite de segunda-feira, o presidente Donald Trump disse que está “considerando seriamente” um corte no imposto sobre ganhos de capital, uma declaração que apoiou os ativos de risco durante a noite, apesar da dificuldade óbvia em implementá-lo nas atuais circunstâncias.

Trump se beneficiou politicamente de sua forma de lidar com o impasse recente e, ao que parece, com o abrandamento da crise de saúde no sul e no oeste, de acordo com alguns analistas políticos. A empresa de apostas Spread Predictit agora dá a Trump uma chance de 45% de vencer a eleição em novembro, a maior desde o início de junho.

3. S&P 500 se aproxima de recorde de todos os tempos

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em alta, apoiados pelas notícias cada vez melhores em relação ao vírus e pela proposta de Trump sobre cortes de impostos.

O S&P 500 deve testar uma máxima histórica mais tarde, com o contrato futuro do índice sendo negociado em alta de 0,5%, a 3.370, menos de 1% abaixo do pico de fevereiro.

Às 8h43 (horário de Brasília), o contrato futuro do Dow subia 270 pontos, ou 1%, enquanto o contrato futuro do Nasdaq 100 subia 0,1%.

As ações em foco provavelmente incluirão a IAC Interactive, proprietária do Tinder e outros sites de namoro, que relatou resultados decepcionantes após o fechamento da segunda-feira, e a Occidental Petroleum, que relatou um prejuízo de US $ 8,4 bilhões com pesadas baixas contábeis e um grande corte na previsão de produção.

4. Sentimento alemão melhora

As ações europeias também subiram acentuadamente durante a noite, apesar de uma mistura de dados econômicos que mostraram a extensão dos problemas que a economia enfrenta.

O índice de sentimento econômico alemão ZEW, observado de perto, subiu para uma alta de 16 anos, com as expectativas de uma recuperação cada vez mais consolidadas. No entanto, o índice das condições atuais piorou, em vez de melhorar como esperado.

Enquanto isso, no Reino Unido, o emprego caiu na taxa mais acentuada desde 2009, com 220.000 empregos perdidos nos três meses até maio. O número mais atualizado de pessoas que pedem seguro-desemprego aumentou em 94.400 em julho e deve continuar a aumentar até o final do ano, à medida que o governo retrocede em seu esquema de subsídio salarial.

5. Petróleo sobe antes de dados do API, STEO

Os preços do petróleo bruto subiam em meio às esperanças de que a economia dos EUA tenha evitado outro grande golpe da pandemia Covid-19.

Às 8h47, os futuros do petróleo dos EUA subiam 1,7%, a US$ 42,66 o barril, enquanto o benchmark internacional Brent subia 1,3%, a US$ 45,58 o barril.

Às 9h, a Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos lança sua última Perspectiva de Energia de Curto Prazo, a primeira de três atualizações importantes sobre o estado do mercado de petróleo nesta semana.

Às 17h30, o American Petroleum Institute divulgará sua estimativa dos estoques de petróleo dos EUA para a semana passada.