Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou o pregão desta quarta-feira (26) em queda. O noticiário nacional foi palco de tensões entre Bolsonaro e a equipe econômica, com o presidente declarando a suspensão do programa Renda Brasil.
Ao final da sessão, as perdas foram de 1,46%, aos 100.627 pontos.
Com o menor apetite ao risco, o dólar subiu. A moeda norte-americana teve valorização de 1,52%, cotada a R$ 5,611.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 0,03% ↓
- Shangai Composite (Chi): 1,30% ↓
Europa (encerrados)
- DAX 30 (Ale): 0,98% ↑
- FTSE 100 (Ing): 0,14% ↑
- CAC 40 (Fra): 0,80% ↑
EUA (encerrados)
- Dow Jones: 0,19% ↑
- S&P 500: 0,87% ↑
- Nasdaq: 1,79% ↑
Em Brasília
Ontem, no lançamento do programa Casa Verde e Amarela, chamou a atenção a ausência do ministro da Economia, Paulo Guedes. Parte do mercado vê como possível a saída do “Posto Ipiranga” do governo e esses receios foram inflados com Jair Bolsonaro chamando o presidente Pedro Guimarães de “PG 2” no evento de ontem.
No Legislativo, o destaque é para o novo marco regulatório do gás, que deve ser pautado na Câmara dos Deputados. Com a proposta de atrair a iniciativa privada para o setor, o projeto tem potencial de trazer US$ 31 bilhões em investimentos, segundo estudo da Confederação Nacional das Indústrias.
Renda Brasil
O pessimismo no cenário nacional também veio das tensões entre o presidente, Jair Bolsonaro, e a equipe econômica. Em evento em Ipatinga (MG), Bolsonaro declarou que suspendeu a proposta do Renda Brasil (chamado de “novo Bolsa Família”) apresentada pelo ministério da Economia. Assim, o texto terá de ser reformulado antes de seguir para votação no Parlamento.
Jackson Hole
Para amanhã, os investidores estão de olho no simpósio econômico de Jackson Hole, nos EUA. A programação da reunião conta com um discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que deve ser acompanhada com atenção, em busca de pistas sobre o futuro da política monetária na maior economia mundial.