Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (22) com leve alta, em movimento de reação às perdas da segunda-feira (21).
Ao final da sessão, os ganhos foram de 0,31%, aos 97.382 pontos.
O dólar, por sua vez, subiu. A moeda norte-americana teve valorização de 1,26%, cotada a R$ 5,468.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): fechado por feriado local.
- Shangai Composite (Chi): 1,29% ↓
Europa (encerrados)
- DAX 30 (Ale): 0,41% ↑
- FTSE 100 (Ing): 0,43% ↑
- CAC 40 (Fra): 0,40% ↓
EUA (encerrados)
- Dow Jones: 0,52% ↑
- S&P 500: 1,05% ↑
- Nasdaq: 1,88% ↑
Fed
No início do dia, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, foi sabatinado no Congresso norte-americano. Com um pacote de estímulos parado no Legislativo desde julho, a fala do presidente do banco central incentivou mais medidas econômicas para combater os estragos da pandemia.
Ata do Copom
Mais cedo, foi divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na semana passada, a autoridade decidiu pela manutenção da taxa de juros a 2%. O documento afirma que o BC vê inflação alta no curto prazo, mas controlada no horizonte mais longo. A Selic em níveis baixos também está relacionada ao controle dos gastos do governo, apontou a ata.
Assembleia da ONU
A Assembleia Geral das Nações Unidas começou hoje. A programação de hoje para o evento, que terá formato virtual, contou com discursos do presidente Jair Bolsonaro, do líder chinês Xi Jinping e de Vladimir Putin, da Rússia. Também falou hoje Donald Trump, presidente norte-americano.