Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve alta durante o pregão desta sexta-feira (09).
Por volta das 10h15, as perdas eram de 0,3%, aos 97.622 pontos.
O dólar, por sua vez, tinha queda relevante. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 1,02%, cotada a R$ 5,531.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 0,12% ↓
- Shangai Composite (Chi): 1,68% ↑
Europa
- DAX 30 (Ale): 0,22% ↑
- FTSE 100 (Ing): 0,73% ↑
- CAC 40 (Fra): 0,55% ↑
Nos EUA, os futuros operavam em campo positivo, apontando para ganhos na casa de 0,4%.
Nos EUA
As atenções continuam na negociação de um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump afirmou que as conversas com os democratas se tornaram produtivas. No entanto, a líder da Câmara, Nancy Pelosi, afirmou que trabalha por um grande acordo, e não ações individuais. Ela conversou com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin no dia de ontem.
Dados econômicos
Na Ásia, o otimismo vem dos novos dados sobre os serviços na China. Em setembro, o índice de gerentes de compras (PMI) subiu para 54,8 em setembro, contra 54 em agosto. Com maior demanda doméstica, esse foi o quinto mês consecutivo de crescente do indicador.
IPCA
A inflação oficial em setembro teve a maior alta para o mês desde 2003. Isso é o que foi divulgado pelo IBGE mais cedo hoje: o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,64% no período, contra crescimento de 0,24% em agosto.
Em Brasília
Em evento ontem, Paulo Guedes e Rodrigo Maia reforçaram a amizade que retomaram no começo da semana. O ministro da Economia e o presidente da Câmara dos Deputados afirmaram que têm agenda convergente e firmaram as reformas como prioridade. Além disso, falaram sobre a necessidade de corte de gastos, o que pode trazer alívio ao investidor preocupado com a situação fiscal.