Berkshire, de Warren Buffett, negocia compra de fatia da Caixa no IRB, diz jornal

-
-

A Berkshire Hathaway, holding que concentra os negócios do bilionário americano Warren Buffett, está negociando a compra de uma parte relevante da participação da Caixa Econômica Federal, de 8,9%, no IRB, principal resseguradora do país, segundo o jornal Valor Econômico. O banco público estaria vendendo sua participação por meio de uma oferta pública restrita que pode movimentar R$2,5 bilhões. As ações pertenceriam ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEduc), gerido pela Caixa.

As ações ordinárias do IRB estão em queda de 0,37% na Bovespa, enquanto o Índice Bovespa cai 0,64%, para 96.902 pontos.

Segundo o jornal, o tamanho da participação ainda não está definido e deve ser confirmado nesta semana, quando a Caixa deve realizar encontros com investidores no Brasil e no exterior. O preço das ações será definido após o processo de bookbuilding em 26 de fevereiro. Ainda segundo o jornal, o interesse de Warren Buffett no IRB não é novo. A Berkshire se aproximou da resseguradora em 2017 antes da abertura de capital.  O movimento será o primeiro desinvestimento da Caixa, seguindo a estratégia definida pelo novo presidente da empresa, Pedro Guimarães.

A resseguradora tem em sua estrutura acionária o governo brasileiro (11,7%), a BB Seguros Participações (15,2%), o Bradesco Seguros (15,2%), o Itaú Seguros (11,1%), além do Fundo de Investimentos em Participações Barcelona (3%), que reúne fundos de pensão de estatais. A fatia restante da empresa, de 43,7%, é formada por ações negociadas no mercado.

Para a corretora Guide Investimentos, a notícia é marginalmente positiva. Há uma oportunidade de captação favorável no mercado de capitais local, algo que indica uma alta probabilidade de a operação ocorrer, dado o maior apetite dos investidores. O ativo ainda tem sido destaque nos últimos trimestres, dado o forte crescimento de receita, e rentabilidade, impulsionados pelos maiores prêmios (tanto no mercado internacional, como interno). A corretora diz que está otimista com as ações do IRB, pela sólida estrutura acionária, posição dominante no mercado de resseguros brasileiros, forte desempenho no mercado de seguros nos últimos anos e níveis confortáveis de liquidez e alavancagem financeira.

O post Berkshire, de Warren Buffett, negocia compra de fatia da Caixa no IRB, diz jornal apareceu primeiro em Arena do Pavini.