A jornada desta quinta-feira foi marcada pela uma importante valorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo de maior volume de negócios, com data de entrega em setembro deste ano, somou 1,49% aos 781,50 iuanes por tonelada, o que representa variação diária de 11,50 iuanes.
Por outro lado, na bolsa de mercadorias de Xangai, também na China, onde são negociados os papéis futuros do vergalhão de aço, o dia foi de perdas. O contrato de maio liquidez, com entrega prevista para o próximo mês de outubro, recuou 13 iuanes para 3.792 iuanes por tonelada do produto, enquanto que, o de janeiro de 2020, segundo mais líquido, caiu 14 iuanes para 3.529 iuanes por tonelada.
O índice de Xangai se recuperou de perdas anteriores e terminou estável nesta quinta-feira, diante de expectativas de que a China adotará mais medidas para fomentar a economia em meio à guerra comercial com os Estados Unidos.
Reguladores chineses devem ampliar o suporte para a economia e manter a liquidez ampla no sistema financeiro, disse o vice-primeiro-ministro, Liu He, nesta quinta-feira, sugerindo que o governo irá em breve apresentar mais medidas.
Quer investir em ações? Abra uma conta na XP Investimentos: online, rápido e grátis.
Pequim tem uma série de ferramentas e é capaz de lidar com vários desafios, disse Liu em um fórum financeiro em Xangai. As declarações de Liu foram feitas em meio a persistentes preocupações sobre as tensões comerciais entre EUA e China, que coloca a economia chinesa sob pressão.