A sessão desta segunda-feira na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian foi marcada pela importante desvalorização dos contratos futuros do minério de ferro. O contrato com maior liquidez, com data de vencimento para setembro do atual calendário, teve perdas de 1,61% a 885,00 iuanes para cada tonelada do produto, o que representa variação diária de 14,50 iuanes.
No mesmo sentido, a abertura da semana também foi de queda nos preços dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Dalian. O contrato com maior liquidez, com entrega para outubro deste ano, caiu 22 iuanes para um total de 3.948 iuanes por tonelada. Já o de janeiro de 2020, segundo em volume de negócios, cedeu 12 iuanes para 3.726 iuanes por tonelada.
O mercado acionário da China fechou em baixa nesta segunda-feira, uma vez que o entusiasmo com a nova plataforma do país ao estilo Nasdaq, o STAR Market, desviou a atenção dos investidores dos principais índices.
A euforia tomou conta com a estreia nesta segunda-feira do STAR Market, voltada para empresas de tecnologia de origem local, com as ações disparando até 520% e os preços superando até mesmo as expectativas de investidores veteranos.
As ações também foram pressionadas pela redução das expectativas de um agressivo corte de juros pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.
As expectativas de um corte de 0,50 ponto percentual diminuíram ainda mais depois que o Wall Street Journal noticiou que o Fed deve cortar os juros em 0,25 ponto quando se reunir neste mês, e pode fazer novas reduções no futuro dado o crescimento global e as incertezas comerciais.