Investing.com – Depois de uma sequência de resultados positivos, a sessão desta quinta-feira foi marcada por queda nas cotações dos contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias de Dalian, na China. O ativo com maior volume de negócios, com vencimento em maio deste ano, cedeu 2,95% a 657,00 iuanes por toneladas, o que representa redução de 20 iuanes em relação aos 677 de liquidação da véspera.
No mesmo sentido, a jornada também teve como característica a desvalorização dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Xangai, também na China. O contrato de maior liquidez, com entrega para maio de 2020, cedeu 47 iuanes para um total de 3.555 iuanes por tonelada. Já o de janeiro, segundo em volume, avançou 7 iuanes para 3.766 iuanes por tonelada.
Os índices acionários da China fecharam em alta nesta quinta-feira, apagando as perdas da sessão anterior, uma vez que as tensões no Oriente Médio foram mitigadas após declarações dos Estados Unidos e do Irã.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quarta-feira que o país não tem que responder militarmente ao ataque do Irã, enquanto o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse que os ataques “concluíram” a retaliação de Teerã.
Os investidores também viram com otimismo dados mostrando que a inflação ao consumidor na China se estabilizou enquanto os preços nos portões de fábrica recuaram a um ritmo mais lento em dezembro, dando a Pequim espaço para manter o afrouxamento monetário conforme o crescimento econômico esfria.
Com Reuters.