Por Gabriel Codas
Investing.com – Na tarde desta quinta-feira, as ações dos frigoríficos Minerva (SA:BEEF3) e Marfrig (SA:MRFG3) operam com perdas mesmo com a notícia de que as companhias poderão retomar seus embarques de carnes para os Estados Unidos. O pessimismo global com os impactos econômicos gerados pelo avanço do coronavírus prejudicam o desempenho dos papéis.
Assim, por volta das 13h45, as ações da Marfrig (SA:MRFG3) perdiam 3,16% a R$ 12,26, com as da Minerva (SA:BEEF3) cedendo 0,93% a R$ 11,69.
Em comunicado ao mercado, a Minerva (SA:BEEF3) informou que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) a notificou para permitir a exportação de carne bovina brasileira para os EUA.
A edição desta quinta-feira do Valor Econômico destaca que a companhia obteve a aprovação de cinco unidades industriais, que totalizam capacidade de abate de 6 mil cabeças por dia. A Minerava já atendia o mercado americano por meio de suas operações na Argentina e no Uruguai.
No mesmo sentido, ontem a Marfrig (SA:MRFG3) também informou acerca da abertura do mercado dos EUA para a carne brasileira. Assim como a Minerva (SA:BEEF3), também podia exportar para os Estados Unidos a partir da Argentina e do Uruguai. No entanto não informou o número de frigoríficos no Brasil habilitados.
A reportagem do Valor já havia informado anteriormente que inicialmente são três plantas habilitadas, mas a companhia quer ampliar esse número para oito. A abertura irá contribuir para facilitar a relação comercial e aumentar o portfólio da Operação América do Norte.
A publicação cita ainda que, ao todo, 21 abatedouros de cinco empresas (JBS (SA:JBSS3), Minerva (SA:BEEF3) Foods, Marfrig (SA:MRFG3), Frisa e Mataboi) devem ser habilitados para exportar para os EUA em um primeiro momento.
Para a XP Investimentos, a notícia é positiva pois contribui para facilitar a relação comercial entre países e aumentar o portfólio das empresas na América do Norte.