Vale Petrobras

Vale e Petrobras sobem mais de 2% em cena favorável nas bolsas

Por Gabriel Codas

Investing.com – Na parte final da manhã desta quarta-feira na bolsa paulista, as ações das companhias ligadas às commodities operam com importante valorização. O cenário de estímulos econômicos para evitar uma crise global por causa do surto do coronavírus e o desempenho positivo do pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, nas primárias democratas, animam os investidores.

Por volta das 12h50, os papéis da Vale (SA:VALE3) tinham ganhos de 2,93% a R$ 47,71, com os da Petrobras (SA:PETR4) somando 2,53% a R$ 26,71.

Commodities

Os futuros do minério de ferro na China se recuperaram de uma baixa inicial e fecharam em alta pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira, em meio a expectativas otimistas de que mais políticas de apoio serão implementadas para minimizar impactos econômicos da epidemia global do coronavírus.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para maio, fechou em alta de 0,9%, a 660 iuanes (95,13 dólares) por tonelada, após ter chegado a cair 2,3% durante a manhã. Os futuros na bolsa de Cingapura subiam 2,6% à tarde.

Mais cedo na sessão, o minério recuou devido à alta nos estoques de aço na China, que responde por mais da metade da capacidade global de produção de aço, o que levantou duvidas sobre a recuperação da demanda por minério de ferro.

Petróleo

A Arábia Saudita e outros membros da Opep vão tentar convencer a Rússia nesta quarta-feira a se juntar ao grupo em cortes maiores na produção de petróleo com o objetivo de aumentar os preços, que caíram mais de 20% neste ano devido à disseminação do coronavírus pelo mundo.

Um painel técnico de diversos representantes de países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), da Rússia e de outros produtores recomendou na terça-feira cortes de produção adicionais de até 1 milhão de barris por dia (bpd) durante o segundo trimestre.

O painel também sugeriu que os cortes que têm sido atualmente implementados pelo grupo conhecido como Opep+, de 2,1 milhões de bpd, sejam prorrogados até o final de 2020.

Primárias

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden aproveitou o bom momento e venceu as disputas em pelo menos nove Estados na Super Terça das primárias presidenciais democratas, enquanto o rival Bernie Sanders liderava a disputa na Califórnia, o maior prêmio em disputa, iniciando uma batalha direta entre ambos pela nomeação do partido.

Em uma exibição surpreendentemente forte, Biden conquistou vitórias no sul, no centro-oeste e na Nova Inglaterra, no maior dia de votação na pré-campanha democrata. Norte-americanos em 14 Estados votaram para escolher o adversário do presidente Donald Trump, um republicano, nas eleições de 3 de novembro.

“Para aqueles que foram derrotados, esquecidos e deixados para trás, esta é a sua campanha”, disse Biden, que teve um desempenho ruim nas três primeiras disputas democratas, mas que conseguiu uma vitória na Carolina do Sul que reenergizou sua candidatura.