Bolsas europeias

Mercados europeus sobem com promessa alemã de pacote por coronavírus

Por Geoffrey Smith

Investing.com – Os mercados de ações da Europa subiram após o ministro de Finanças da Alemanha dizer que o governo anunciaria uma linha de crédito “ilimitada” para ajudar empresas que sofram com impactos de fluxo de caixa de curto prazo devido ao surto de coronavírus.

Olaf Scholz disse em uma coletiva de imprensa que a linha seria administrada pelo Kreditanstalt fuer Wiederaufbau, banco de desenvolvimento estatal que também teve papel fundamental nos programas de estabilização do governo há 11 anos.

A medida é a mais radical anunciada até então por Berlim e dá segurança aos mercados em relação à disposição da Alemanha de flexibilizar suas despesas enquanto a economia encara uma recessão potencialmente aguda.

Às 10h50 (horário de Brasília), o rendimento do índice do título da Alemanha a 10 anos, que colapsou para mínimas recorde no início do mês, recuperou-se para -0,585%, seu nível mais alto desde o fim de fevereiro.

O índice alemão DAX estendeu seus ganhos para alta de 6,9%, antes de diminuir para 4,32% a 9.554 pontos. Enquanto o italiano FTSE MIB, que havia despencado na quinta-feira em meio a temores da falta de suporte pelo país da zona do euro mais atingido pelo coronavírus, subia 11,38%. Ambos os índices ainda estavam aquém dos índices de fechamento de quarta-feira, no entanto.

 O euro estava em US$ 1,1125, baixa de 0,52% em relação ao fechamento de quinta-feira.