Por Geoffrey Smith
Investing.com – O Federal Reserve disse que iria aumentar a frequência das operações de swap de dólares acordadas com outros bancos centrais ocidentais, aumentando ainda mais seus esforços para diminuir a escassez global de dólares nos mercados financeiros.
“O Banco do Canadá, o Banco da Inglaterra, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu, o Federal Reserve e o Banco Nacional da Suíça estão anunciando hoje ações coordenadas para aumentar ainda mais a oferta de liquidez via acordos de linha de swap de liquidez em dólar dos EUA.”
Para melhorar a eficácia das linhas de swap no financiamento de dólares dos EUA, esses bancos centrais concordaram em aumentar a frequência dessas operações com vencimento em 7 dias de semanal para diária. Essas operações diárias irão começar na segunda-feira, 23 de março de 2020, e irá continuar ao menos até o fim de abril. Os bancos centrais também irão continuar a realizar as operações semanais com vencimento em 84 dias.”
As novidades vêm no fim de uma semana em que o dólar disparou em relação a moedas tanto de países emergentes quando de desenvolvidos enquanto investidores ao redor do mundo buscaram por segurança no ativo financeiro com maior liquidez do mundo.
Às 11h47 (horário de Brasília), o Índice Dólar estava em queda de 0,98% a 101,75, tendo subido ameaçadoramente em relação às mínimas diárias nas últimas horas. O dólar subiu 4% em relação a uma série de moedas de mercados desenvolvidos nesta semana, atingindo uma máxima em 17 anos no pior dos problemas nos mercados globais.
O par EUR/USD estava em alta de 0,35%, a US$ 1,0728, enquanto a libra subia 3,37% após uma mínima de 35 anos a US$ 1,1873. O par USD/JPY tinha alta de 0,09%, a 110,79.