Ações - Dow continua subindo em meio a expectativas de estímulos

Por Yasin Ebrahim

Investing.com – Wall Street em alta na quarta-feira (25), dando continuidade a seu maior rali diário desde a Grande Depressão um dia antes, enquanto os investidores continuam suas apostas de alças nas ações. A Casa Branca e o Congresso chegaram a um acordo em um pacote de estímulo de US$ 2 trilhões para apoiar a economia ao longo da pandemia de Covid-19, apesar de a votação ter supostamente sido segurada por um erro de redação no projeto de lei que incentivava demissões.

O Dow saltou 5,35%, ou 1.106 pontos, o S&P 500 ganhou 4% e o Nasdaq Composite cresceu 2,26%.

O pacote de estímulos contra o coronavírus, que poderia incluir cheques unitários de US$ 1.200 para norte-americanos, isenção fiscal e apoio a indústrias impactadas pelo vírus como a aérea e a hospitalidade, deve ser votado no Senado hoje ainda e na Câmara na quinta-feira.

A votação do pacote de estímulos encontrou um pequeno obstáculo, no entanto, depois que três senadores republicanos dos EUA na quarta-feira disseram que a linguagem legislativa incluída no projeto incentivava demissões e precisaria de reparos, informou a Reuters.

“Se o governo acidentalmente incentivar demissões, arriscamos escassez com risco de vida em setores em que médicos, enfermeiros e farmacêuticos estão tentando cuidar dos doentes e em que agricultores e comerciantes, caminhoneiros e cozinheiros estão tentando levar comida para as mesas das famílias”, disseram os senadores Tim Scott, Lindsey Graham e Ben Sasse em uma declaração conjunta.

“Nós infelizmente devemos nos opor à rápida votação dessa proposta até que esse texto seja alterado, ou que o Departamento do Trabalho publique uma orientação regulatória de que nenhum americano ganharia mais por não trabalhar do que trabalhando”, disseram.

O progresso no pacote de estímulos vem após dias de negociações depois que a proposta não conseguiu votos suficientes no início da semana.

As empresas que contratarem empréstimos por meio do pacote de estímulos, no entanto, estarão banidas de efetuar recompra de ações até um ano após o empréstimo ser pago e também não poderão pagar dividendos se seu empréstimo estiver em aberto, reportou a CNBC.

Energia e indústria estavam entre os maiores ganhadores do dia, colocando o mercado mais amplo a caminho de dois ganhos diários seguidos pela primeira vez desde os dias 5 e 6 de fevereiro.

A energia, um dos setores mais fortemente atingidos pela pandemia de coronavírus até então, recebeu ofertas ultimamente, com investidores acumulando ações desvalorizadas no setor, como as da Valero Energy (NYSE:VLO) e da Marathon Petroleum (NYSE:MPC).

A Boeing (NYSE:BA) continuou sua subida em meio a expectativas de que ganharia um grande valor do pacote de estímulos.O CEO David Calhoun dissipou temores sobre a folha de balanço da empresa, insistindo que a companhia tem outras opções para levantar fundos caso o resgate do governo venha com muitas condições atreladas.

Em uma entrevista na Fox News um dia antes, Calhoun insistiu que a empresa tem muitas opções alternativas para levantar fundos se o governo dos EUA exigisse uma participação na empresa em troca de um resgate.