Varejo EUA

Vendas do varejo caíram 8,7% em março nos EUA, novo recorde

Por Geoffrey Smith

Investing.com – As vendas no varejo dos EUA caíram em março, quando os bloqueios estaduais começaram a se espalhar por todo o país em resposta à epidemia de Covid-19.

Dados oficiais divulgados quarta-feira mostraram que as vendas caíram 8,7% em relação a fevereiro, quase três vezes a queda mensal mais acentuada durante a crise financeira em 2008. Isso foi pior do que a queda de 8,0% prevista pelos analistas antes da divulgação.

As vendas do núcleo, que retiram as vendas de automóveis, caíram 4,5%, marginalmente melhor do que os 4,8% esperados.

“O risco com os dados das vendas no varejo é que uma mudança estrutural nas vendas no varejo on-line possa não ser capturada com precisão nos números”, disse o economista-chefe do UBS Global Wealth Management, Paul Donovan, em nota da manhã. “Em março, pelo menos, é provável que exista um padrão muito desigual nas vendas no varejo e isso será muito difícil de interpretar”.

Havia também evidências do impacto especialmente acentuado da pandemia no estado de Nova York. O índice de fabricação do Empire State de Nova York caiu para uma baixa recorde de -78,2 em abril. Seu recorde anterior foi estabelecido em fevereiro de 2009 em -38,2.