Ibovespa futuro

Com exterior positivo, Ibovespa futuro inicia sessão em alta

Por Gabriel Codas

Investing.com – O índice futuro do Ibovespa inicia a sessão desta terça-feira com forte valorização de 2,65% aos 80.378 pontos às 09h19, seguindo o apetite ao risco no exterior, especialmente com os índices futuros de Nova York, que refletem o otimismo dos investidores com a abertura gradual da economia dos EUA. Com isso, o dólar cai mais de 1%, a R$ 5,59.

O mercado deve ter um novo dia de recuperação, com o exterior mais uma vez favorecendo os negócios, na espera de dados da economia americana, de divulgação de empresas americanas e da reunião do Fomc. Por aqui, a temporada de balanços passa a chamar a atenção dos investidores, assim como a evolução do quadro político.

– Cenário Interno

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve variação de -0,01% em abril. Foi o menor resultado para um mês de abril desde o início do Plano Real e ficou 0,03 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de março (0,02%). Em abril de 2019, a taxa fora de 0,72%. Em 2020, o IPCA-15 acumula alta de 0,94% e, em 12 meses, a variação acumulada foi de 2,92%, abaixo dos 3,67% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Seis dos nove grupos pesquisados tiveram deflação em abril.

Transportes (-1,47%) foi o grupo com a contribuição negativa mais intensa (-0,30 p.p.) para o índice de abril, assim como aconteceu em março, quando esse grupo já havia apresentado queda (-0,80%). Outros cinco grupos também tiveram deflação em abril, com destaque para os Artigos de residência (-3,19%), que contribuíram com -0,12 p.p no índice do mês.

No lado das altas, o grupo Alimentação e bebidas (2,46%) acelerou em relação a março (0,35%) e teve o maior impacto (0,48 p.p.) sobre o IPCA-15 de abril. Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,32% em Saúde e cuidados pessoais e a alta de 0,12% em Habitação.

Ministério de Justiça

O presidente Jair Bolsonaro nomeou André Mendonça, que ocupava o cargo de advogado-geral da União, para substituir Sergio Moro no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública e confirmou o até então diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem, no posto de diretor-geral da Polícia Federal no lugar de Mauricio Valeixo.

As nomeações foram publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial da União, que também trouxe a substituição de Mendonça na Advocacia-Geral da União. O posto será agora ocupado pelo até então procurador-geral da Fazenda, José Levi Mello do Amaral.

Valeixo foi exonerado do comando da PF na sexta-feira, o que levou Moro a pedir demissão, alegando que Bolsonaro busca interferir politicamente na Polícia Federal e buscava colocar no comando do órgão alguém com quem tivesse interlocução direta e que lhe passasse informações, como os relatórios de inteligência feitos pela PF.

Setor de Serviços

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do Brasil caiu a seu menor nível da série histórica no mês de abril, em mais uma evidência dos profundos impactos econômicos da pandemia de coronavírus, com a ampla incerteza entre os empresários ofuscando qualquer perspectiva de recuperação no curto prazo.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta terça-feira que o ICS recuou 31,7 pontos em abril, para 51,1 pontos, mínima da série histórica iniciada em junho de 2008. No ano de 2020, o índice já acumula queda de 45,1 pontos.

O Índice de Situação Atual (ISA-S), que mede a percepção dos empresários sobre o contexto do momento, caiu pelo quarto mês consecutivo, a 55,5 pontos, menor nível já registrado.

Socorro a Estados e municípios

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta segunda-feira que a Casa deve votar no próximo sábado projeto de auxílio a Estados e municípios por conta da crise do coronavírus.

Alcolumbre, que é relator da proposta, pretende apresentar uma minuta do projeto na quinta-feira, para que senadores possam analisar o texto e sugerir eventuais mudanças.

O presidente da Casa disse ter a intenção de construir um texto de consenso com deputados e também com o governo. Mais cedo, ele se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve ainda discutir o tema com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

– Cenário Externo

China

O índice de blue-chips da China avançou nesta terça-feira após novas reformas regulatórias comemoradas pelo mercado, mas o índice de Xangai recuou conforme os grandes bancos se preparam para apresentar resultados após um tumultuado primeiro trimestre.

A China deu início a uma reforma esta semana para acelerar as ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) na plataforma de start-ups ChiNext, conforme o país amplia a reestruturação do mercado de capitais para reanimar a economia afetada pelo coronavírus.

O regulador bancário da China pediu aos bancos comerciais que suspendam as novas vendas de uma série de produtos de gerenciamento de riqueza que podem levar a perdas ilimitadas para os investidores, uma semana após fortes perdas terem sido registradas em um produto com futuros de petróleo vendido pelo quarto maior banco do país.

Investidores estão preocupados que um aperto maior sobre tais produtos possa afetar os lucros dos bancos, disse Anthony Chan, estrategista do Union Bancaire Privée. O Bank of Communications e o ICBC estão entre os bancos que divulgarão resultados nos próximos dias.

Argentina

Detentores de títulos rejeitaram na segunda-feira uma proposta de reestruturação de dívida da província argentina de Buenos Aires e disseram que a oferta provavelmente levará a um default, aumentando a tensão em uma crise maior de dívida que afeta o país.

O grupo, que detém mais de 40% da dívida externa da província, afirmou em comunicado que a oferta proposta por Buenos Aires “não foi baseada em esforços críveis ou previsões que os detentores de títulos possam respaldar”.

“Os termos da oferta não refletem a capacidade razoável de pagamento da província e a oferta não levará a uma resolução consensual”, afirmou o comunicado.

“Em vez disso, levará a uma reestruturação de dívida fracassada, provavelmente default e um período prolongado de incerteza que inibirá o investimento e a recuperação econômica na província”, completou.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,06%, a 19.771 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,22%, a 24.575 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,19%, a 2.810 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,69%, a 3.849 pontos.

A sessão também é positiva para os mercados de ações das principais praças europeias. Em Frankfurt, o DAX tem ganhos de 1,68% aos 10.836 pontos, enquanto que em Londres, o FTSE soma 1,63% aos 5.941 pontos. Já em Paris, o CAC tem valorização de 1,61% aos 4.576 pontos.

COMMODITIES

A jornada desta terça-feira foi mais uma vez marcada por uma importante queda nos preços dos contratos futuros do minério der ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento em setembro deste ano, cedeu 1,74% a 564,50 iuanes por tonelada, o que representa perdas de 10,50 iuanes em relação ao 605,00 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, a sessão foi negativa da mesma forma para as cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato de maior liquidez, com entrega para o mês de outubro de 2020, teve retração de 38 iuanes para um total de 3.292 iuanes por tonelada. Já o de maio, o mais curto e segundo mais negociado, cedeu 25 iuanes para 3.492 iuanes por tonelada.

MERCADO CORPORATIVO

– Petrobras (SA:PETR4)

Produção

A Petrobras reviu o corte de produção previsto para abril após verificar uma demanda melhor do que a esperada por seus produtos, especialmente aqueles exportados, informou a petroleira nesta segunda-feira, apesar do cenário mundial de contração de consumo devido ao novo coronavírus.

A companhia havia anunciado no último dia 7 um corte de produção de petróleo de cerca de 200 mil barris por dia (bpd), fixando um patamar de bombeamento de 2,07 milhões de bpd para abril, ante média de 2,394 milhões de bpd registrada no último trimestre de 2019.

Mas, em relatório de produção nesta segunda-feira, apontou média produtiva em abril de cerca de 2,26 milhões de barris por dia, 20 dias depois de anunciar cortes para se adequar a um momento de menor demanda pelo coronavírus.

Biodiesel

A estatal informou nesta segunda-feira o início da fase vinculante do processo de venda da totalidade das ações de emissão da BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A (BSBios), proprietária de duas unidades produtoras de biodiesel no Sul do país.

Segundo a companhia, o informe foi feito em nome da Petrobras Biocombustível S.A. (PBio) e representando a sua sócia RP Biocombustível Ltda.

A BSBios é proprietária de duas usinas de biodiesel: uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR).

– Carrefour (SA:CRFB3)

O Carrefour Brasil teve aumento de 12,5% na receita bruta do primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, uma vez que as medidas de distanciamento social relacionadas ao coronavírus aumentaram as vendas em todos os formatos em março, em especial as do comércio eletrônico.

Excluindo a gasolina, as vendas brutas totais atingiram 15,2 bilhões de reais no trimestre.    Excluindo o efeito do calendário, as vendas no critério mesmas lojas tiveram alta de 7,6% ano a ano, informou a empresa nesta segunda-feira.

As vendas de alimentos pelo canal de comércio eletrônico do Carrefour mais que triplicaram no trimestre. O número de pedidos atingiu um recorde de 4.269 por dia, em comparação com uma média de 1.674 no início de março.

Vendas de diesel

As vendas de diesel da Petrobras no primeiro trimestre alcançaram 610 mil barris por dia no mercado interno, queda de cerca de 12,5% nas comparações anual e trimestral, em meio a um aumento da participação do combustível importado, informou a estatal nesta segunda-feira.

A empresa lembrou que as vendas de diesel no primeiro trimestre normalmente apresentam redução sazonal em relação ao quarto trimestre e que, especificamente a partir da segunda quinzena do mês de março, a redução na produção foi mais acentuada devido aos efeitos do Covid-19 no mercado de derivados.

O total produzido de diesel, o combustível mais vendido no país, caiu 2,1% na comparação anual, somando 666 mil barris/dia.

– Bancos

Os bancos brasileiros já adiaram 22,2 bilhões de reais em parcelas de dívidas que venceriam nos próximos meses, em uma tentativa de ajudar consumidores e empresas em meio à pandemia de coronavírus, disse a Febraban nesta segunda-feira.

A Febraban afirmou que o valor se refere a 3,8 milhões de contratos, com valores totais de 230,6 bilhões de reais.

Em março, os cinco principais bancos do país -Itaú Unibanco, Banco do Brasil (SA:BBAS3), Bradesco (SA:BBDC4), Santander Brasil (SA:SANB11) e Caixa Econômica Federal – disseram que ofereceriam aos clientes carência de dois a seis meses para pagamento de parcelas de dívidas em meio à crise do coronavírus.

Quase 14 bilhões de reais em adiamentos referem-se a empréstimos ao consumidor, disse a Febraban.

– Setor Aéreo

Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira texto principal de medida provisória que reestrutura o setor de turismo, transforma a Embratur de instituto para agência e confere à nova instituição a tarefa de auxiliar na repatriação de brasileiros em situações excepcionais como a de calamidade atual por conta da crise do coronavírus.

O texto aprovado nesta segunda, que ainda pode ser alterado por emendas a serem votadas separadamente, também trata de isenção de Imposto de Renda retido na fonte relacionado a contraprestação de contrato de arrendamento mercantil de aeronave ou de motores destinados a aeronaves.

“As dificuldades por que passa o setor aéreo, como de resto o conjunto da economia, conduzem à necessidade de alterações na abordagem do benefício tributário”, diz o relator da medida, Newton Cardoso Jr (MDB-MG), em seu parecer.

– Neoenergia (SA:NEOE3)

A elétrica Neoenergia registrou lucro líquido de 577 milhões de reais no primeiro trimestre de 2020, avanço de 17% em relação a igual período do ano passado, informou a empresa nesta segunda-feira.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somaram 1,5 bilhão de reais no período, crescimento de 14,1%, enquanto os investimentos bateram 964,5 milhões de reais, alta de cerca de 10%.

A empresa destacou investimentos de 34,5 milhões de reais em energia eólica no período, com o desenvolvimento de 27 parques em dois complexos no Nordeste, e disse esperar que a capacidade instalada total atinja 1,5 gigawatt (GW) até 2022.

“Vemos no 1º trimestre de 2020 o crescimento sólido do Ebitda e do lucro líquido… Eles refletem a nossa disciplina financeira, a rentabilidade dos nossos negócios e eficiência operacional”, disse em nota o presidente-executivo da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

– Embraer (SA:EMBR3)

A Embraer deveria considerar a China como parceira da unidade de aviação comercial após a Boeing cancelar o acordo de compra do controle da principal divisão da fabricante brasileira de aviões, afirmou o vice-presidente, Hamilton Mourão, nesta segunda-feira.

“Há males que vêm para bem”, disse Mourão durante videoconferência promovida pela consultoria Arko Advice. Ele afirmou que a Embraer continuará sob controle brasileiro e que a companhia poderá entregar um produto que a China precisa, conforme o país asiático amplia atuação na aviação doméstica.

“Nós temos o produto e eles têm a necessidade. Nós temos a tecnologia…É um casamento inevitável”, afirmou Mourão.

As ações da Embraer despencaram 7,5% nesta segunda-feira, pressionadas pelo cancelamento do acordo de 4,2 bilhões de dólares para vender o controle da divisão de aviação comercial para a Boeing no último final de semana.

Rating

A agência de classificação de risco de crédito S&P colocou o rating BBB- atribuído à Embraer em observação negativa após o fracasso no acordo para venda da divisão da área comercial da empresa brasileira para a norte-americana Boeing.

Embora tenha notado que a Embraer tem uma posição forte de caixa, com 3,3 bilhões de dólares, a S&P considerou que a companhia deve reportar métricas de crédito mais fracas em 2020, em função dos impactos da pandemia de coronavírus no mercado de aviação, com provável queda no volume de entregas e redução nos serviços de suporte.

“Além disso, consideramos um ritmo de produção mais lento do que o usual, o que pode resultar em significativas necessidades de capital de giro”, afirmou a S&P no relatório.

AGENDA DE AUTORIDADES

– Jair Bolsonaro

O presidente da República tem nesta terça-feira reunião com o Secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar. Na parte da tarde, participa da 32ª Reunião do Conselho de Governo.

– Paulo Guedes

– Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro;

– 32ª Reunião do Conselho de Governo com o presidente da República, Jair Bolsonaro.