cemig

Ações da Cemig em alta; elétrica lança novo programa de desligamento voluntário

Por Gabriel Codas

Investing.com – Na parte da manhã desta terça-feira, as ações da Cemig (SA:CMIG4) operam com ganhos, mas abaixo da alta do Ibovespa hoje. A elétrica mineira lançou um novo Programa de Desligamento Voluntário Programado para seus funcionários nesta segunda-feira, em meio a medidas da companhia para reduzir custos.

Por volta das 11h11, os papéis somavam 1,84% a R$ 9,41. O Ibovespa registrava alta de 2,41% a 80.772 pontos.

O plano mira trabalhadores que completem em 2020 ao menos 25 anos de serviços na empresa de energia controlada pelo governo de Minas Gerais ou suas subsidiárias de geração e transmissão (Cemig GT) e distribuição (Cemig-D), informou a empresa à Reuters.

Para a XP Investimentos, a iniciativa é positiva para a Cemig em vista do potencial de redução de custos, o que considera importante no atual cenário desafiador para a companhia. A equipe de analistas opta por manter a recomendação neutra em Cemig, com preço-alvo de R$ 11 por ação.

A iniciativa da Cemig segue-se a uma recente mudança no comando da empresa, que desde meados de janeiro é presidida pelo economista Reynaldo Passanezi Filho —ele substituiu no cargo o executivo Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat no Brasil

O período para adesão ao plano de desligamentos será de 4 de maio a 22 de maio, acrescentou a elétrica, confirmando informações publicadas mais cedo pela Reuters com base em documento interno da empresa.

A Cemig não informou metas do plano ou projeções de adesão. A companhia destacou apenas que o PDVP do ano passado atraiu aproximadamente 600 funcionários e proporcionou economia anual de cerca de 150 milhões de reais.