Por Gabriel Codas e Leandro Manzoni
Investing.com – A B3 informou em nota que está dialogando com as autoridades diretamente ou por meio de entidades do mercado de capitais a manutenção dos pregões durante o super feriado de 6 dias na cidade de São Paulo, após aprovação pela Câmara de Vereadores do município, na noite de segunda-feira, a antecipação de feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta quarta e quinta-feira.
Além disso, entidades financeiras enviaram uma carta ao governador de São Paulo João Doria para não haja antecipação de feriados. Na esfera estadual, o governador João Dória e a Assembleia Legislativa buscam antecipar o feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25). O Legislativo tem aprovado sem obstáculos as propostas na pandemia.
Assim, a cidade de São Paulo teria um super feriado de 6 dias, em tese sem pregões nestes dias. A antecipação dos feriados é uma medida para aumentar o índice de isolamento social para combater o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade.
Em nota, a B3 diz que dialoga com autoridades para “minimizar os eventuais impactos negativos da legislação nos mercados financeiro e de capitais”, ou seja, buscar a manutenção do funcionamento do pregão nestes dias. De acordo com a bolsa, é possível garantir a realização dos pregões com a manutenção do trabalho remoto adotado desde o início da pandemia – que atinge 95% dos funcionários – e das medidas de contingência operacional adotadas há 60 dias.
Além disso, a B3 não determinou alteração das liquidações previstas para esta quarta-feira dos negócios realizados ontem.
Balanço
Alegações para o super feriado
A decisão foi tomada devido aos fatos de os índices de isolamento social costumam sem maiores em feriados e finais de semana, e seguem abaixo de 50% em dias úteis. No último sábado, a capital teve uma taxa de 52% e o estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o estado, 54%
O anúncio foi feito após o fracasso do megarrodízio na capital, uma vez que o índice de isolamento não subiu, ficando abaixo de 50% nos dias úteis. “Apesar de todo esse esforço, chegamos no dia de ontem a uma ocupação de 76% de enfermaria e 91% dos leitos de UTI”, disse o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.