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Resultado operacional da Marfrig dobrou no 1º trimestre

Por Gabriel Codas

Investing.com – As ações da Marfrig (SA:MRFG3) Global Foods operam com forte valorização na manhã desta terça-feira da B3, bem acimda da alta da volátil Ibovespa hoje. A empresa informou na noite de ontem, após fechamento do mercado, que mais do que dobrou seu resultado operacional no primeiro trimestre, avançando com vendas de carne bovina para mercados além da China, país fortemente afetado pela pandemia de coronavírus no período.

O frigorífico teve um lucro líquido de R$ 32 milhões, abaixo do consenso do mercado de R$ 410 milhões. No entanto, sustenta o forte resultado o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, que alcançou R$ 1,2 bilhão no período, um salto de 109% no comparativo anual.  A margem Ebitda passou de 5,5% no primeiro trimestre de 2019 para 9,1% no intervalo de janeiro a março de 2020.

Balanço

O CEO da Operação América do Sul da Marfrig, Miguel Gularte, explicou à Reuters que a companhia diminuiu desde o final do ano passado a concentração das exportações de carne para a China, avançando para outros mercados, o que favoreceu os negócios do grupo.

“Assim, quando a China paralisou as compras de carnes no meio do primeiro trimestre por causa do surto de coronavírus, a Marfrig estava com um outro posicionamento”, afirmou.

Na sequência, quando o mercado chinês retomou o apetite de importação da proteína com avidez, em meados de março, “esta retomada atingiu fortemente nosso desempenho (de modo positivo)”, disse, pois a companhia conta com 13 unidades na América do Sul habilitadas para exportar à China.

A receita líquida do período atingiu 13,5 bilhões de reais, aumento de 26,6% em relação ao mesmo período de 2019.

Segundo a empresa, entre os fatores que levaram a essa expansão está o crescimento de 65% nas exportações da Operação América do Sul, composta pelas unidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

Após o surto de peste suína africana, iniciado no ano passado, a China se tornou o principal país comprador de carnes do Brasil —a empresa também opera na América do Norte.

Gularte ainda destacou que melhorias na gestão de custos e do endividamento da companhia contribuiu para limitar os efeitos da crise do coronavírus

“A questão de uma estrutura (financeira) mais direta foi o que nos permitiu enfrentar a situação (da pandemia) mais bem posicionados”, disse o CEO.

A receita líquida da Operação América do Sul da Marfrig foi de 3,8 bilhões de reais, crescimento de 26% quando comparado ao faturamento do primeiro trimestre de 2019.