Nesta quarta-feira (08), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. A Selic passou de 10,75% ao ano para 10,50% a.a..
Em comunicado, a autarquia afirmou que, considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, entende que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025.
"A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação desancoradas e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária", afirma o BC.
O Copom deixou de antecipar, no comunicado, novos cortes de mesma magnitude. A decisão não foi unânime.
Votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente); Carolina de Assis Barros; Diogo Abry Guillen; Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes.
Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual: Ailton de Aquino Santos; Gabriel Muricca Galípolo; Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira.