A Vibra Energia (VBBR3) detalhou nesta segunda-feira (27), as ações e iniciativas sustentáveis que desenvolveu ao longo do ano de 2023, além de destacar as principais atividades realizadas no primeiro trimestre de 2024, com um relatório sobre os períodos.
O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Vibra apresenta suas adesões a diversas iniciativas e pactos, como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, o Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Movimento Transparência 100%, o Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU, o Programa Na Mão Certa e o Programa Laço Amarelo.
Além dos compromissos mencionados, a companhia também celebra diversos reconhecimentos em ESG (Ambiental, Social e Governança, emportuguês):
- Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3: A Vibra está listada no ISE desde 2020, uma indicação de sua contínua dedicação à sustentabilidade corporativa.
- Sustainability Yearbook da S&P Global: Pela terceira vez, a empresa foi incluída no anuário no segmento Retailing, reconhecendo suas práticas de sustentabilidade de destaque.
- Registro público de emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol: A Vibra recebe o selo ouro desde 2019, em reconhecimento à transparência e precisão de seus relatórios de emissões de gases de efeito estufa.
- Carbon Disclosure Project (CDP): A empresa participou da avaliação sobre Mudança do Clima do CDP, obtendo uma pontuação B, que reflete suas iniciativas de gestão de carbono e mudança climática.
- Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3: Listada no ICO2, a Vibra demonstra seu compromisso com a transparência e eficiência em suas emissões de carbono.
- Medalha de prata no Ecovadis: A Vibra foi avaliada com destaque pela plataforma de avaliação ESG de fornecedores mais utilizada por clientes B2B.
"O lançamento deste relatório reafirma o compromisso da Vibra Energia com a transparência, a sustentabilidade e o alinhamento às melhores práticas globais em ESG. A empresa continua a se esforçar para liderar com responsabilidade, promovendo iniciativas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente enquanto sustenta seu crescimento e sucesso no setor energético', destaca a empresa.