As ações de empresas de mineração de Bitcoin registraram um forte desempenho nesta quinta-feira (6), impulsionadas por uma série de ofertas de aquisição no setor. As movimentações chamaram a atenção do mercado para a possibilidade de novas fusões e consolidações no segmento, elevando o otimismo dos investidores.
As ações de mineradoras como Stronghold (SDIG), Core Scientific e TeraWulf (WULF) experimentaram um aumento de mais de 15% em seu valor. Já os ganhos de empresas como Iris Energy (IREN), Mawson (MIGI), Cathedra (CBIT) e Argo Blockchain ultrapassaram 10%.
Binance reabre compras de criptomoedas com Mastercard
Recentemente, a Riot Platforms (RIOT), uma das maiores mineradoras do mundo, iniciou uma tentativa de aquisição da Bitfarms (BITF), enquanto a CoreWeave, empresa de inteligência artificial, propôs a compra da CoreScientific (CORZ), outra mineradora de grande porte. Porém, ambas ofertas foram rejeitadas.
O analista Lucas Pipes da B. Riley aponta que os contratos de energia e as avaliações mais baixas das empresas podem ser os catalisadores que iniciarão essa fase de consolidação.
"Acreditamos que a perspectiva otimista no mercado de energia poderá impulsionar o aumento da atividade de M&A este ano, especialmente porque ainda existem grandes discrepâncias nas avaliações", afirma Pipes em seu relatório.