O prazo estendido para inscrições no Enem 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio, encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (14). Para garantir sua participação, os interessados devem acessar a Página do Participante com os dados da conta gov.br.
Inicialmente, as inscrições estavam programadas para encerrar na última sexta-feira (7 de junho), porém, o Ministério da Educação (MEC) estendeu o período para proporcionar mais oportunidades aos estudantes.
Solicitações de atendimento especializado e uso do nome social também devem ser submetidas dentro do novo prazo.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00, pode ser quitada até a próxima quarta-feira (19 de junho) via boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.
Anteriormente, o prazo para pagamento encerrava-se em 12 de junho.
Os resultados dos recursos relacionados à isenção da taxa foram divulgados em 24 de maio, assim como os recursos referentes às justificativas de ausência no Enem 2023 para os candidatos isentos da taxa.
As provas estão agendadas para dois domingos consecutivos: 3 e 10 de novembro.
No primeiro dia, os participantes enfrentarão questões sobre linguagens, códigos, ciências humanas e a temida redação, com uma duração total de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza, matemática, com um tempo total de 5 horas.
Além dos estudantes regulares, podem participar do Enem como treineiro" aqueles que concluirão o ensino médio após 2024 ou os interessados em testar seus conhecimentos, desde que não cursem ou já tenham concluído o ensino médio.
No entanto, os resultados dos treineiros não serão válidos para acesso ao ensino superior, e servem apenas para autoavaliação. Os resultados dessas provas serão divulgados 60 dias após os resultados dos demais candidatos.