Na última sexta-feira (14), a Petrobras (PETR4) anunciou via comunicado de imprensa que sua CEO, Magda Chambriard, fez três novas nomeações para a diretoria executiva:
- (i) Fernando Melgarejo como diretor Financeiro e de Relações com Investidores (CFO)
- (ii) Sylvia dos Anjos como diretora de Exploração e Produção
- (iii) Renata Baruzzi como diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação.
Os novos diretores substituirão, respectivamente, Carlos Rechelo, Joelson Mendes e Carlos Travassos, após a aprovação pelo Comitê de Pessoas da Petrobras e deliberação pelo Conselho de Administração da empresa.
Para o Santander, os nomes escolhidos por Chambriard possuem sólidos antecedentes técnicos e ampla experiência, o que deve apoiar a manutenção de uma abordagem pragmática à estratégia e alocação de capital.
"Além disso, notamos que a Sra. dos Anjos trabalhou de perto com Jean Paul Prates (ex-CEO da Petrobras) no passado, enquanto o Sr. Melgarejo tem vasta experiência em gestão financeira, embora ainda não tenha experiência na indústria de petróleo e gás", afirmou o banco.
Além disso, a expectativa é que as recentes mudanças na gestão da Petrobras devem ter efeito limitado na estratégia e alocação de capital da empresa no curto prazo, dado o aprimorado quadro de governança construído nos últimos anos.
Neste sentido, o Santander mantém a classificação Neutra para a ação, com DY (dividend yield) de aproximadamente 13% para os próximos 12 meses (incluindo mais US$ 4,5 bilhões em dividendos extraordinários), um nível semelhante ao de pares nos EUA/Europa, sem catalisadores significativos para a ação no curto prazo.