Considerado um dos concursos mais desafiadores e concorridos do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a autorização para um novo certame destinado ao cargo de terceiro-secretário, que marca o início da carreira diplomática.
São oferecidas 50 vagas com salário inicial atrativo.
O processo seletivo, conhecido como Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), se realiza anualmente com a organização do Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira vinculada ao ministério.
Os diplomatas são funcionários públicos que representam o Brasil e seus cidadãos no exterior, negociam interesses nacionais em conferências internacionais e prestam assistência consular aos brasileiros.
A autorização para o concurso deste ano foi publicada recentemente no Diário Oficial da União (DOU), e estabelece a realização de provas objetivas e escritas que abrangem língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, direito, e língua espanhola ou francesa.
A primeira fase de provas está prevista para ocorrer dentro de dois meses após a publicação do edital, cuja data ainda não foi definida.
Todos os cidadãos brasileiros natos com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação podem participar do certame.