A Santos Brasil (STBP3), em cumprimento à regulamentação vigente, informou que a Standard & Poor’s – S&P Global Ratings (S&P) reafirmou o rating de crédito corporativo ‘brAAA’ atribuído à companhia, nível mais alto da Escala Nacional Brasil, com perspectiva “estável”.
De acordo com o relatório da S&P, o rating de crédito reafirmado se deu, principalmente pela expectativa de maior geração de caixa, considerado o posicionamento do Tecon Santos no cenário competitivo do Porto de Santos, fruto dos investimentos realizados e programados, além de reajustes contratuais com clientes e perspectivas operacionais positivas para 2024.
Adicionalmente, destaca que, apesar do robusto plano de investimentos nos ativos, a geração de caixa vai permitir a continuidade do pagamento de proventos em patamares saudáveis de alavancagem.
Por fim, a S&P afirma que “a perspectiva estável do nosso rating de crédito corporativo da Santos Brasil para os próximos 12 meses incorpora nossa visão de que a empresa vai ser capaz de sustentar margens operacionais mais elevadas, em linha com as apresentadas em 2023, apesar dos maiores investimentos no Tecon Santos, e manter a dívida líquida ajustada sobre EBITDA em torno de 0,10x-0,70x e o FFO sobre dívida líquida ajustada próximo de 47,00% no período. Além disso, vemos que sua posição de caixa de R$ 367 milhões no fim de 2023 garante uma folga para absorver eventuais adversidades”.
O relatório completo da S&P encontra-se disponível no site de Relações com Investidores (RI): https://ri.santosbrasil.com.br.