Criptomoedas

B3 lança futuro de Bitcoin (BTC): conheça a oportunidade para investir em cripto na bolsa

Entenda diferenças com negociações tradicionais e expectativas para lançamento

A B3, bolsa de valores do Brasil, lançará contrato futuro de Bitcoin (BIT) a partir desta quarta-feira (17). Os investidores brasileiros terão acesso a uma nova forma de investir em Bitcoin (BTC), com o aval dado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  

Diferente da compra direta de Bitcoin em exchanges, o contrato futuro de Bitcoin é um instrumento derivativo que permite a produção dos investidores para oscilação do preço das criptomoedas. Essa função disponibiliza maior segurança para os investimentos.  

B3 e contratos em futuros 

O superintendente de Produtos de Juros e Moedas da B3, Felipe Gonçalves, afirmou, em comunicado da bolsa, que “a B3 está expandindo sua atuação no mercado de criptoativos, oferecendo aos investidores formas diferentes de diversificarem suas estratégias”. 

“Esse lançamento atende uma demanda por um produto derivativo que permite a proteção da oscilação de preços da Bitcoin ou a exposição direcional ao ativo, mantendo a segurança de operar no ambiente da bolsa do Brasil”, destacou Gonçalves.  

A B3 já possui 14 ETFs e BDRs de ETFs relacionados ao mercado de criptomoedas para os investidores brasileiros. Esses produtos são: HASH11, QBTC11, BITH11, BITI11, QETH11, ETHE11, QDFI11, DEFI11, WEB311, NFTS11, CRPT11, META11, BLOK11.  

Como investir no futuro de Bitcoin na B3? 

Cada contrato equivale a 0,1 Bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais. Eles vencem mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês. A B3 informou que isso permite que o “investidor possa montar estratégias com prazos diferentes sobre o mesmo ativo”. 

Para garantir a segurança das operações, os investidores precisam depositar uma margem de garantia na corretora, que seja membro da bolsa. A margem mínima para o contrato futuro de Bitcoin é de R$ 100. O valor do contrato futuro de Bitcoin é ajustado diariamente, de acordo com a variação do preço do Bitcoin no mercado. 

Diferenças do futuro de Bitcoin  

O Head da área de HFT e Investidores estrangeiros na Nova Futura Investimentos, André Schierz, destacou as diferenças entre o contrato futuro e a maneira de negociação convencional. Ele destaca a facilidade de compra e na abertura de posição, que pode ser na ponta comprada ou vendida.  

“Por fim, os produtos da B3 são regulados e liquidados em reais a partir da conta bancária direto na conta do cliente na corretora, com tudo declarado, explícito, sólido e com mecanismos de controle que minimizam efeitos negativos de uma má gestão de todos os envolvidos (bolsa, corretora e cliente) e reforçam as melhores práticas por anos de aprendizado dos mercados tradicionais”, ressaltou Schierz.  

Expectativas para futuro de BTC na B3  

Schierz ainda falou sobre as expectativas da Nova Futura Investimento com o lançamento. “Estamos animados e apostando que esse produto deve ter uma boa participação do mercado financeiro, porque existem milhões de investidores no Brasil que aderiram aos criptoativos, e acreditamos que os que estão de fora não operem mais pela questão de regulação, assim como os fundos de investimento locais que também têm restrições por não ser um mercado regulado”.