A Grayscale Investments, gigante do mercado de criptoativos, está buscando reverter a tendência de retiradas em massa de seu antigo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) com o lançamento de um novo fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin com taxas drasticamente inferiores às do mercado.
A decisão da Grayscale vem após meses e bilhões de dólares em retiradas do GBTC. A conversão do GBTC em um ETF à vista em janeiro de 2024, inicialmente vista como um passo positivo, desencadeou uma onda de resgates, com investidores buscando alternativas mais eficientes e com custos menores.
O novo fundo, apelidado de "Mini Trust", oferecerá uma taxa de administração de apenas 0,15%, significativamente inferior à taxa cobrada pelo GBTC. Essa redução de custos visa atrair investidores que se sentiram dissuadidos pelas altas taxas do GBTC.
O Mini Trust da Grayscale terá que competir com o iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock, que também oferece exposição ao Bitcoin, mas com uma taxa de administração de 0,12%. Essa taxa, no entanto, está sujeita a um aumento para 0,25% após um período promocional de 12 meses.