Roberta Metsola, eurodeputada de Malta, foi reeleita presidente do Parlamento Europeu na última terça-feira (17). Roberta recebeu 562 dos 699 votos possíveis, e garantiu a sua posição no comando do legislativo europeu por mais dois anos e meio.
A sua função é representar o parlamento em todos os assuntos legais e internacionais. Ela assumiu a presidência pela primeira vez em janeiro de 2022, após o falecimento de seu antecessor, e havia atuado como vice-presidente desde novembro de 2020.
Desde que entrou no Parlamento Europeu, Roberta trouxe vários pontos em relação ao setor cripto. Em 2018, como eurodeputada, ela fez um apelo por regulamentações adequadas para criptomoedas e blockchain, enfatizando a importância de não sufocar a inovação nesse setor emergente.
Ela foi escolhida pelo Partido Popular Europeu para formular a posição do partido sobre a estratégia da União Europeia para blockchain no Comitê de Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos.
Durante seu mandato anterior, o pacote de regulamentações de criptomoedas da UE, conhecido como Markets in Crypto Assets (MiCA), foi transformado em lei. Recentemente, as regras de stablecoin do pacote entraram em vigor, com o restante das regulamentações programadas para serem implementadas até o final do ano.