Na quarta-feira, 17 de julho, o conselho de administração da Neoenergia (NEOE3) aprovou a criação de uma joint venture (JV) com a Carbon2Nature, uma entidade espanhola, controlada pela Iberdrola, especializada no desenvolvimento de projetos baseados na natureza (NBS – Nature Based Solutions) para a geração e posterior comercialização de créditos de carbono.
A nova joint venture vai ser denominada Carbon2Nature Brasil S.A., que vai se dedicar ao desenvolvimento de projetos desta modalidade, dada a singularidade do País no contexto da mitigação das mudanças climáticas e manutenção da biodiversidade.
O plano de negócios prevê a exploração de dois produtos no País:
- ARR – “Afforestation, Reforestation and Revegetation”: Reflorestamento de
terrenos desmatados, através do replantio, manejo florestal, monitoramento,
controle e segurança; - Blue Carbon: Reabilitação e conservação de manguezais.
A Carbon2Nature vai controlar a sociedade, com 51,00% de participação, enquanto a Neoenergia (NEOE3) ocupa o posto de acionista minoritária, com 49,00%, e detém direitos de voto protetivos de minoritário sobre determinadas matérias.
O investimento estratégico na Carbon2Nature Brasil se alinha com a estratégia de Neoenergia, e amplia sua atuação para ser fornecedora de soluções de descarbonização e facilitadora da transição energética, além de contribuir para o atingimento de metas ESG do grupo.
Além do Brasil, a Carbon2Nature possui projetos em desenvolvimento na Espanha e expande suas operações para outros países tais como Chile, Colômbia e México.