SEC adia decisão sobre ETF de Bitcoin e Ethereum proposto pela Hashdex para setembro

Comissão pediu mais tempo para analisar proposta da Hashdex que pretende adicionar mais criptomoedas no futuro

SEC adia decisão sobre ETF de Bitcoin e Ethereum proposto pela Hashdex para setembro

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) anunciou que vai adiar a decisão sobre a aprovação do fundo negociado em bolsa (ETF) proposto pela Hashdex, uma empresa de gestão de criptoativos que busca incluir Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) em seu portfólio.  

A nova data para a decisão, que poderia aprovar, rejeitar ou iniciar procedimentos adicionais, foi estabelecida para o dia 30 de setembro de 2024, conforme comunicado divulgado nesta sexta-feira (9). 

Em nota, a SEC justificou o adiamento explicando a necessidade de um prazo mais longo para avaliar detalhadamente as implicações da mudança de regra proposta.  

“A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para tomar medidas sobre a mudança de regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas”, afirmou o órgão regulador. 

A proposta da Hashdex, submetida à SEC em 24 de julho de 2024, visa a criação do ETF denominado Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF. Inicialmente o produto incluiria Bitcoin e ETH à vista, com a possibilidade de incorporar outros criptoativos no futuro, dependendo da evolução das regulamentações. 

O fundo proposto pela Hashdex seria negociado na Nasdaq, utilizando como base o Nasdaq Crypto Index US, uma metodologia que define a composição do portfólio. 

“Se qualquer criptoativo diferente de bitcoin e ether se tornar elegível para inclusão no Índice, o Patrocinador fará a transição para uma estratégia de replicação de amostra, com apenas bitcoin e ether nas mesmas proporções determinadas pelo Índice”, disse a empresa em seu arquivamento S-1″, explicou a Hashdex em seu arquivamento S-1.