O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou, nesta sexta-feira, 30 de agosto, a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central (BC) durante o período de 2025 a 2028.
O despacho oficial foi publicado em edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), e deu início ao processo de aprovação da indicação.
Anúncio prévio e expectativas
A indicação de Gabriel Galípolo, atualmente diretor de Política Monetária do Banco Central, já havia sido antecipada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em uma declaração feita na última quarta-feira, 28 de agosto.
Processo de sabatina
Segundo informações do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se empenha em realizar a sabatina de Gabriel Galípolo na semana que vem, a última semana de esforço concentrado no Senado Federal.
Por parte do Poder Executivo, existe a expectativa de que a votação para aprovação da indicação possa ocorrer já no dia 3 de setembro.
Contudo, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, presidida por Vanderlan Cardoso (PSD-GO), sugeriu uma data alternativa, com a possibilidade de a sabatina ser adiada para a semana do dia 9 de setembro.