Ações

Embraer (EMBR3) contrata consultoria para entrar no mercado militar dos EUA

O objetivo é ampliar as vendas do cargueiro C-390, concorrente do C-130 Hercules da Lockheed Martin, no mercado norte-americano

Funcionários ajeitam letreiro da Embraer (EMBR3) durante exposição em Las Vegas - David Becker, para a agência Reuters
Funcionários ajeitam letreiro da Embraer (EMBR3) durante exposição em Las Vegas - David Becker, para a agência Reuters

A Embraer (EMBR3) contratou a consultoria Oliver Wyman para ajudá-la a explorar o mercado de equipamentos militares dos Estados Unidos. O objetivo é ampliar as vendas do cargueiro C-390, concorrente do C-130 Hercules da Lockheed Martin, no mercado norte-americano, considerado chave pela divisão de produtos militares da empresa.

Segundo Bosco da Costa Jr., presidente-executivo da divisão, o projeto com a Oliver Wyman começou há um mês e a Embraer está “totalmente engajada” na construção de uma estratégia para penetrar nesse mercado.

Costa destacou que a escolha da Oliver Wyman resultou de um processo rigoroso, avaliando a capacidade da consultoria na área de defesa.

O executivo também mencionou que fusões e aquisições podem ser uma forma de acessar o mercado norte-americano, estratégia apresentada pela Oliver Wyman como uma das possibilidades.

A princípio, a Embraer Defesa já possui presença nos EUA, onde opera o Super Tucano, e mantém uma linha de produção na Flórida. N

Apesar disso, vender o cargueiro C-390 no país seria um grande avanço. Bosco da Costa Jr., executivo da Embraer, vê potencial para os EUA utilizarem uma frota mista com grandes aviões-tanque e aeronaves menores de reabastecimento tático, como o C-390, já adquirido por alguns países da Otan.

Além do Brasil, Holanda, Portugal, Hungria, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul também compraram o C-390.

As informações são da agência Reuters.