A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) está se preparando para destacar as criptomoedas na próxima Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW) 2024.
A 8ª edição do evento abordará vários temas, como tecnologia e finanças digitais, criptoativos e finanças sustentáveis. A discussão também trará a prevenção de fraudes e golpes financeiros, resiliência econômica e noções básicas de investimento.
Diretrizes da IOSCO
A IOSCO tem se envolvido com o mercado de criptoativos desde o “boom” de 2017, quando começou a entender e buscar regulamentações para o setor. Em novembro de 2023, a organização publicou suas diretrizes estabelecendo padrões globais mínimos para promover a consistência regulatória entre os países membros.
As diretrizes da IOSCO sugerem que os mercados de criptoativos devem seguir os mesmos padrões dos mercados financeiros tradicionais, visando diminuir os riscos como conflitos de interesse, manipulação de mercado e fraudes.
CVM brasileiro
Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis da CVM, falou que “o Brasil enfrenta uma deficiência estrutural na educação financeira, resultando em baixos níveis de alfabetização, especialmente entre os grupos mais vulneráveis”.
Para ela, “é fundamental fornecermos conhecimento financeiro básico para capacitar os jovens a tomarem decisões informadas”. “A CVM está comprometida em promover uma educação financeira de qualidade e, por isso, continua a apoiar iniciativas como a Semana Mundial do Investidor’”, destacou.