O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) anunciou a abertura de um novo concurso público, com o objetivo de preencher 238 vagas para o cargo de Juiz Substituto. Com salário de R$ 32.350,05, as inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (4) no site da Fundação Vunesp.
Realizado inteiramente em São Paulo (SP), com a primeira etapa de provas objetivas prevista para começar no dia 29 de setembro, o concurso terá cinco etapas no total, baseadas nos conteúdos e disciplinas divulgados no edital. Provas discursivas, prova oral, prática de sentença, avaliação psicológica e avaliação de títulos, completam as etapas seguintes do processo de seleção.
Para participar, o candidato deve ser formado em direito e ter pelo menos três anos de experiência jurídica, comprovada por documentos e certidões até a data da inscrição para o exame.
Além disso, é necessário ter sido aprovado no Exame Nacional de Magistratura, que recentemente se tornou obrigatório para candidatos a juízes no Brasil. A primeira edição do exame ocorreu no dia 14 de abril de 2024, e a segunda está prevista para 20 de outubro deste ano.
Das vagas disponibilizadas, 172 são para ampla concorrência, 48 são destinadas a negros, 11 a pessoas com deficiência e 7 a indígenas.
As inscrições devem ser feitas através do site da Fundação Vunesp, mediante ao pagamento da taxa no valor de R$ 323,50.
O concurso terá validade de dois anos a partir da publicação da sanção do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério do TJ-SP.