O termo “saldo bloqueado” pode surgir ao consultar seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e, muitas vezes, gerar surpresa e confusão.
Na maioria dos casos, ele indica que o beneficiário não poderá movimentar o dinheiro da sua conta, ou seja, por mais que o valor exista, ele está indisponível e não pode ser utilizado ou sacado.
Isto pode ocorrer por diversos motivos, como garantias de empréstimos, questões judiciais pendentes ou problemas administrativos, entenda os motivos e como realizar o desbloqueio desse valor.
Por que o saldo do FGTS pode ficar bloqueado?
Existem alguns motivos que podem levar ao bloqueio do seu FGTS:
- Bloqueio por saque-aniversário: se você escolheu essa modalidade, parte do saldo fica retida e só pode ser sacada no mês do seu aniversário.
- Bloqueio judicial: pendências jurídicas, como ações trabalhistas, podem manter seu FGTS retido até que tais questões sejam resolvidas.
- Garantia de empréstimo: se o FGTS foi usado como garantia para obtenção de crédito, o saldo será bloqueado até a quitação do débito.
- Questões administrativas ou fraudes: erros no processamento ou suspeitas de fraude também podem resultar em bloqueio temporário, até clareza da situação.
Como liberar o saldo bloqueado no FGTS?
Para realizar a liberação do saldo bloqueado no FGTS é necessário consultar primeiramente o saldo disponível, seguindo as seguintes orientações:
Consulta de saldo
- Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone ou computador e baixe o aplicativo FGTS;
- Faça login com seus dados de cadastro ou crie uma conta, caso seja seu primeiro acesso;
- Na tela principal, selecione a opção “Consulta de saldo” para verificar o seu saldo total e quaisquer bloqueios existentes.
Com o saldo em conta consultado, o desbloqueio do saldo no FGTS deve seguir os seguintes passos:
Passos para desbloquear o FGTS
- No aplicativo FGTS, identifique no extrato o motivo do bloqueio;
- Resolva as pendências, seja quitando empréstimos, regularizando sua situação habitacional, ou finalizando disputas judiciais;
- Com as questões resolvidas, solicite o desbloqueio junto à Caixa Econômica Federal.
Vale lembrar que, em caso de problemas ou dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato diretamente com a Caixa por meio do atendimento telefônico pelo número 0800 104 0 104, pelo internet banking ou presencialmente em uma de suas agências.