Acaba de ser lançado pela Editora Lisboa o livro “Do Caos à Cura: Desvendando os Desafios Invisíveis da Saúde Mental Silenciosa”, que traz histórias de resiliência e superação abordadas por diferentes perspectivas e que tratam desde desafios pessoais ou familiares vividos até questões inerentes ao trabalho e ao ambiente corporativo.
Quando recebi o convite para ser uma das coautoras e escrever sobre transição de carreira, me sensibilizei com o tema porque, além das minhas próprias vivências, eu tinha uma pesquisa extensa sobre o significado do trabalho na vida das pessoas, que, além de fonte de renda, representa socialização, segurança, reconhecimento social, estrutura e rotina, entre outros.
Somei a este conhecimento mais conceitual, a experiência de ter acompanhando várias pessoas durante seus processos de mudança, o que me fez perceber o quanto essa fase pode colocar à prova as habilidades socioemocionais e a saúde mental das pessoas.
Se queremos a mudança ou se somos impelidos a buscá-la, precisamos entender que muitos dos desafios que surgem são inerentes a todo e qualquer processo de mudança, como o medo do novo, do desconhecido, a insegurança, a incerteza e a vulnerabilidade, por exemplo.
Ter a consciência de que sentimentos como estes são naturais nas jornadas de transição é o primeiro passo para enfrentá-los de forma eficaz.
De outro lado, tive a oportunidade de conhecer histórias de profissionais que vivenciaram a transição de uma forma melhor, mais leve, mais otimista e pude observar que alguns “ingredientes” se repetiam em seus relatos.
Ter o propósito como guia figurou, sem dúvida, no topo da lista, porque o propósito nos dá a sensação de que estamos na direção certa, nos anima a seguir.
É o combustível que nos conecta com o que fazemos, com os outros e com o mundo ao redor. E conexão gera bem-estar.
Saber se reinventar, estar aberto à novas possibilidades, desenvolver um novo mindset, entendendo que o ambiente de trabalho passou por enormes transformações e hoje tem outra configuração e outros componentes culturais também são habilidades que fazem com que a jornada seja mais positiva e leve a lugares de sucesso e realização.
Com o título do capítulo “Navegando no Mar da Transição de Carreira: um olhar para além do horizonte“, escrevo esperando ajudar todas as pessoas que se interessarem a lê-lo na construção dos seus próximos ciclos, que (desejo!) possam ser ainda melhores do que os anteriores!
A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, e não refletem, necessariamente, a visão da SpaceMoney.