Economia norte-americana

Dado mais recente de inflação dos EUA reforça corte de 50 bps na taxa de juros?

CPI de agosto diminui as chances de um corte mais brando nos juros, segundo Paula Zogbi, gerente de research e head de conteúdo da Nomad

Estados-Unidos-EUA-inflação-economia
Crédito: Shutterstock

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), o dado de inflação mais utilizado pelo Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), subiu 0,2% em agosto, em linha com as previsões de Wall Street.

O núcleo do índice, que exclui alimentos e energia, avançou 0,30% em agosto – acima das previsões de 0,2%. A taxa anualizada do índice, nos últimos doze meses, desacelerou de 2,90% para 2,50% – a leitura mais baixa desde o início de 2021.

“Com a expectativa de corte da taxa de juros norte-americana na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (FOMC) na próxima quarta-feira (18), a desaceleração da inflação não fecha as portas para a possibilidade de um corte de 50 pontos-base na taxa, mas diminuiu consideravelmente essa chance, aos olhos dos operadores de mercado”, afirmou Paula Zogbi, gerente de research e head de conteúdo da Nomad.

Neste sentido, a gerente também pontuou que o mercado agora precifica 85% de chance de corte de 25 pontos e 15% de corte de 50 pontos, segundo a ferramenta CME Fedwatch. Antes dos dados do CPI, as chances estavam em 66% e 34%, respectivamente.