Indicadores Econômicos

PIM Regional: Em julho, três dos quinze locais pesquisados seguem a queda nacional da indústria

Bernardo Almeida, analista do IBGE, esclarece que a soma dos resultados regionais não resulta no resultado nacional divulgado na semana anterior

-
-

Na passagem de junho para julho, a produção industrial brasileira caiu 1,4%, com decréscimos em apenas três dos quinze locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional: Pará (-3,80%), Bahia (-2,30%) e São Paulo (-1,80%).

Já os avanços mais acentuados foram registrados no Amazonas (6,90%) e no Espírito Santo (5,8%). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 13 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bernardo Almeida, analista da pesquisa, esclarece que a soma dos resultados regionais não resulta no resultado nacional divulgado na semana anterior.

“O índice nacional apontou um recuo de 1,4% e, em termos regionais, três locais seguem esse mesmo movimento ou comportamento. O resultado regional não esgota o resultado do Brasil, já que são apenas 15 locais pesquisados. Dessa forma, como as séries de cada local são formadas independentemente, inclusive a do Brasil, o resultado nacional atua como parâmetro para a análise regional. As séries perdem a singularidade do chamado fator aditividade. Assim, o somatório das partes não resulta no todo. Desse modo, o resultado nacional não deriva da soma dos resultados regionais.”