Microempreendedores individuais (MEI) têm uma nova ferramenta à disposição para facilitar a gestão de suas pendências financeiras e fiscais.
A partir da versão 4.2.0 do aplicativo MEI, disponibilizado pela Receita Federal, os usuários podem agora consultar pendências relacionadas à omissão da Declaração Anual.
Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) e aos débitos do SIMEI em cobrança, incluindo aqueles controlados por processos e parcelas em atraso.
Novidades do aplicativo
A nova funcionalidade do APP MEI permite aos microempreendedores visualizar todas as pendências em um único lugar, simplificando o processo de acompanhamento das obrigações fiscais.
Além disso, a atualização introduz a possibilidade de emissão de um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para a quitação de débitos de mais de um mês.
Para utilizar a funcionalidade “Consulta Pendências”, os MEIs precisam fazer login com sua conta gov.br.
O APP MEI pode ser baixado nas lojas Google Play e APP Store através do link oficial.
Outros serviços disponíveis
Além da nova função de consulta, o APP MEI oferece uma série de serviços úteis para os microempreendedores:
- Emissão de DAS para pagamento da contribuição mensal.
- Transmissão da DASN-SIMEI.
- Solicitação de restituição de pagamentos em duplicidade.
- Consulta a informações sobre o CNPJ e SIMEI.
Suporte Adicional
Para auxiliar na utilização do aplicativo e no preenchimento das informações, a Central de Atendimento do Sebrae (0800 570 0800) e as mais de 3 mil Salas do Empreendedor espalhadas pelo país estão disponíveis para oferecer suporte e garantir que os pequenos negócios estejam em conformidade com a Receita Federal.