O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra-se em Nova York. Na cidade, participa da 79ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e realiza uma série de compromissos bilaterais e eventos importantes.
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, Lula se reúne com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entre outros.
Compromissos de Lula em Nova York
Almoço com Olaf Scholz
O dia de Lula começa com um almoço promovido pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, que ocorre na representação da Alemanha na sede da ONU, às 13:15, ao horário de Brasília.
Encontro com Ursula von der Leyen
Às 16h, o presidente brasileiro mantém um encontro bilateral com Ursula von der Leyen.
Nessa reunião, as partes abordarão a cooperação entre o Brasil e a União Europeia, além de discutir temas como desenvolvimento sustentável e a reforma das instituições multilaterais.
Diálogo com o primeiro-ministro do Haiti
Lula se reúne com Garry Conille, primeiro-ministro do Haiti, às 17:00.
Seminário e premiação
Global Clinton
Mais tarde, às 18:40, Lula participa do seminário “Global Clinton”, promovido pela Fundação Clinton, que aborda a questão das mudanças climáticas.
Premiação da Iniciativa Goalkeepers
Por fim, às 19:40, o presidente participa da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.
O evento reúne líderes globais com o intuito de acelerar o progresso em direção ao 18º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), focado em promover parcerias e soluções inovadoras para os desafios globais.
Retorno ao Brasil e próximos compromissos
Lula retorna ao Brasil na quarta-feira, 25 de setembro, mas sua estadia no País vai ser breve.
O presidente já tem compromisso agendado para participar da posse da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum (Morena, de esquerda), marcada para 1º de outubro.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, deve acompanhar o presidente durante os compromissos em Nova York, e reforçar a presença do Brasil nas discussões internacionais sobre temas críticos.
As informações são do site Poder360.