A Isa Cteep (TRPL4) anunciou um avanço significativo em seu Projeto Minuano, com a recente obtenção da Licença de Operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul.
Essa licença permite a energização de duas importantes linhas de transmissão: o seccionamento de 525 kV Caixas – Caxias Norte – Itá e a linha de 230 kV Caxias Norte – Caxias 6, e totalizam 35 quilômetros de extensão.
As linhas passarão pelos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.
LEIA MAIS: Isa CTEEP (TRPL4) registra lucro líquido de R$ 425,6 milhões
Detalhes do projeto Minuano
O Projeto Minuano, empreendimento abrangente localizado nas cidades gaúchas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, contempla a construção de 115 quilômetros de linhas de transmissão.
Destes, 38 quilômetros serão em circuito duplo.
Além disso, vai ser implementada uma subestação com potência de 2.700 MVA.
Contribuições para a Região Sul, de acordo com a Isa CTEEP (TRPL4)
Esse empreendimento surge como um ponto fundamental para o escoamento de energia na Região Sul do Brasil e promete aumentar a qualidade do atendimento à Região Serrana do Estado do Rio Grande do Sul.
Com a modernização e expansão da infraestrutura elétrica, espera-se que a iniciativa contribua para a melhoria da rede elétrica local e beneficie tanto a população quanto as indústrias da região.
Declaração do diretor-executivo
Dayron Urrego, diretor-executivo de projetos da Isa Cteep, expressou sua satisfação com a conquista da licença.
“Com grande satisfação a Isa Cteep recebe a licença de operação para este importante trecho do Projeto Minuano, que mais proporciona benefícios para o sistema elétrico da Região Serrana, conforme estudos elaborados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).”
Compromisso de Isa CTEEP (TRPL4) com o Sistema Interligado Nacional
Urrego também destacou a importância do projeto para a expansão da atuação da empresa no Rio Grande do Sul e afirma que a licença reafirma o compromisso da Isa Cteep com a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Vale ressaltar, ainda, que este empreendimento amplia a nossa atuação no Estado, onde já operamos a Interligação Elétrica Sul,” completou.