Notas de crédito

BRF (BRFS3): Moody′s eleva rating, com perspectiva estável

Essa decisão reflete a “forte melhora nas métricas de crédito, apoiada por um sólido balanço patrimonial e desempenho operacional”, conforme afirmou a Moody's, em seu comunicado

BRF (BRFS3)
Reprodução

A agência de classificação de risco Moody’s anunciou nesta terça-feira, 24 de setembro de 2024, a elevação da nota de crédito da BRF (BRFS3) de Ba3 para Ba2.

Essa mudança foi acompanhada de uma alteração na perspectiva do rating, que passou de positiva para estável.

Essa decisão reflete a “forte melhora nas métricas de crédito, apoiada por um sólido balanço patrimonial e desempenho operacional”, conforme afirmou a Moody’s, em seu comunicado.

Fatores que contribuíram para a elevação do rating de BRF (BRFS3)

A agência destacou que a BRF tem demonstrado progressos significativos, como a redução do endividamento e a melhoria em seu desempenho operacional.

Essa trajetória de crescimento foi acompanhada por condições de mercado favoráveis, que resultaram na elevação da margem EBITDA da empresa para seu melhor nível desde 2019.

A Moody’s observou que “a recuperação no desempenho operacional foi apoiada por uma combinação de fatores externos à empresa, como preços mais baixos de grãos e preços mais altos no Brasil e nos mercados de exportação, que ajudam a melhorar as margens”.

Gestão proativa e redução do risco de liquidez

A Moody’s também elogiou a gestão da BRF (BRFS3), que tem trabalhado ativamente para reduzir o risco de liquidez e aumentar a flexibilidade financeira da empresa.

A estratégia da companhia foca na eficiência operacional e visa aproveitar o momento favorável do mercado global de proteínas.

Liquidez e amortização de dívidas por BRF (BRFS3)

Outro ponto destacado pela Moody’s foi a “forte posição de liquidez” da BRF (BRFS3), que possuía R$ 11,50 bilhões em caixa ao final de junho de 2024.

Além disso, a empresa conta com linhas de crédito que são suficientes para cobrir as amortizações de dívidas até 2030.

Esse robusto cenário de liquidez fortalece a confiança dos investidores e credores na capacidade da empresa de enfrentar eventuais desafios financeiros.

Avaliação da positividade do rating

“As classificações da BRF continuam apoiadas por seu forte perfil de negócios e liderança em alimentos processados no Brasil e exportações globais de aves. A boa liquidez da empresa e o cronograma confortável de amortização de dívidas também apoiam as classificações Ba2” , afirmou a Moody’s, em seu relatório.

Perspectiva de crescimento e disciplina financeira de BRF (BRFS3)

A Moody’s também atribuiu uma perspectiva estável ao novo rating da BRF, e acredita que a companhia “será capaz de continuar a alavancar suas operações e se beneficiar de sua forte posição em seus principais mercados, como Brasil e Halal, nos próximos 12 a 18 meses” .

Essa projeção se sustenta pela redução da alavancagem financeira e pela manutenção de uma forte liquidez, o que deve garantir uma geração de caixa livre positiva.

Compromisso com o pagamento de dividendos

Diante dessa perspectiva otimista, a agência acredita que a BRF vai manter “disciplina financeira em termos de alocação de capital relacionada à sua estratégia de crescimento e pagamentos de dividendos” .