Sustentável

Ambipar (AMBP3) é considerada 'ação verde' pela B3 e Standard & Poor's

Companhia se torna a primeira empresa privada da América Latina a conquistar essa denominação

Ambipar (AMBP3) é considerada 'ação verde' pela B3 e Standard & Poor's

A Ambipar (AMBP3) é reconhecida como uma “ação verde” pela B3 e certificada pela Standard & Poor’s, uma das maiores agências de classificação de rating do mundo.

A princípio, a Ambipar é a primeira empresa privada da América Latina a conquistar essa denominação.

Dessa forma, a companhia entra para o seleto grupo de 0,02% de todas as empresas listadas nas bolsas globais que possuem essa certificação.

O reconhecimento como “ação verde” eleva a reputação da empresa, atrai investidores focados em sustentabilidade, garante acesso a incentivos ambientais e certifica o alinhamento da Ambipar com as regulamentações ambientais globais.

Sustentabilidade e inovação

A Ambipar é líder em soluções ambientais em 40 países e recentemente adotou novas ferramentas da SAP, como o SAP Sustainability Footprint Management e o SAP Sustainability Control Tower, para promover a economia Net Zero na América Latina e Caribe.

Essas soluções, impulsionadas por Inteligência Artificial, visam melhorar a gestão de carbono e padronizar dados ESG, otimizando operações e promovendo inovação.

A implementação, que está em fase inicial, envolve quatro unidades — duas no Brasil, uma no Canadá e uma nos Estados Unidos.

O objetivo é medir e gerenciar as emissões de carbono, além de expandir o foco para outras áreas, como saúde, segurança, resíduos, água e energia.

As soluções também permitirão à Ambipar padronizar dados de ESG de seus clientes, facilitando a geração de relatórios e a tomada de decisões mais assertivas na redução de emissões.

Com a Inteligência Artificial integrada, os modelos poderão cruzar dados ambientais, potencializando resultados sustentáveis.

Segundo Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar, o projeto-piloto deve ser bem-sucedido e expandido para o restante do grupo. Para a SAP, a transparência e governança dessas soluções são fundamentais para gerar valor sustentável.