O número de anúncios de apostas durante o fim de semana de abertura da temporada da Premier League quase triplicou em comparação ao ano passado, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Bristol.
Pesquisadores analisaram a transmissão da Premier League no Reino Unido pela TV, incluindo placas de publicidade no campo e logotipos nas camisas, bem como rádio e redes sociais.
No total, eles contabilizaram mais de 29.000 mensagens de apostas, um aumento de 165% em relação ao fim de semana de abertura do ano passado (10.999 mensagens).
A partida do West Ham contra o Aston Villa, por exemplo, conteve cerca de 6.500 mensagens de apostas, aproximadamente 30 por minuto.
Os autores do relatório, chamaram a tentativa da indústria de autorregulação de “totalmente inadequada e simbólica“.
“Há apenas alguns meses, um novo código de conduta foi publicado pela indústria, com o objetivo de reduzir o marketing durante eventos de futebol, mas a política não teve nenhum impacto no volume”, disse o coautor da pesquisa Dr. Raffaello Rossi.
“É claro que a tentativa da indústria de se autorregular é totalmente inadequada e simbólica. Apesar de ter tido anos para implementar medidas eficazes para proteger os consumidores, a indústria de jogos de azar continua a priorizar o lucro em detrimento da segurança.”, destaca.
Eles afirmam também que o relatório mostra que fãs e menores de idade estão sendo colocados em risco, devido à exposição exagerada à publicidade de jogos de azar.
A Premier League está trabalhando com seus clubes na implementação do Código de Conduta para Acordos Relacionados a Jogos de Azar no Futebol, que foi introduzido no início desta temporada.
Os clubes são obrigados a cumprir todos os requisitos legais e regulatórios, por meio da Comissão de Jogos de Azar e da Autoridade de Padrões de Publicidade.
No ano passado, os clubes da Premier League concordaram coletivamente em retirar os patrocínios de jogos de azar da frente das camisas dos clubes, a partir do final da temporada 2025-26.
O que diz o governo
Um porta-voz do governo disse: “Reconhecemos o impacto que o jogo prejudicial pode ter sobre os indivíduos e suas famílias e estamos absolutamente comprometidos em reforçar as proteções para aqueles em risco.
“Os ministros estão atualmente considerando todo o escopo da política de jogos de azar, incluindo publicidade e patrocínio, e darão uma atualização no devido tempo.”
Como a indústria de jogos de azar respondeu?
Um porta-voz do Conselho de Apostas e Jogos disse: “Esta pesquisa não entende fundamentalmente a publicidade e a forma como ela é estritamente regulamentada, enquanto faz uma série de afirmações que são enganosas ou incorretas.
“A publicidade e o patrocínio de apostas devem cumprir diretrizes rigorosas, e ferramentas de jogo mais seguro e sinais de ajuda para aqueles preocupados com suas apostas são exibidos regularmente e de forma proeminente.”, completa.
Segundo o conselho, seus membros “adotam uma abordagem de tolerância zero a apostas de menores de idade“, introduzindo novas regras de restrição de idade em suas plataformas, inclusive.
O grupo também compromete 20% da publicidade das bets para mensagens de jogo mais seguro e consciente, além de fornecerem financiamento para os esportes mais populares do Reino Unido, incluindo £40 milhões por ano para a Liga Inglesa de Futebol.