Ações

Dexco (DXCO3) vende operações de chuveiros e torneiras elétricas para Zagonel

Empresa estima que a operação terá um impacto de cerca de R$ 100 milhões em seus resultados do terceiro trimestre

-
-

A Dexco (DXCO3) divulgou nesta quarta-feira (2) que sua subsidiária, Dexco Hydra Corona Sistemas de Aquecimento de Água, celebrou um contrato com a Zagonel. A transação, que envolve a venda da totalidade das quotas da nova empresa Duratex SPE II (NewCo), abrange a operação de industrialização, comercialização e distribuição de chuveiros e torneiras elétricas.

Dessa forma, a NewCo contará com uma unidade fabril com capacidade de produção de aproximadamente 12 milhões de peças anuais e dois centros de distribuição, localizados em Aracaju (SE) e Tubarão (SC).

Assim, a Dexco estima que a operação terá um impacto de cerca de R$ 100 milhões em seus resultados do terceiro trimestre, devido a impairments, sem afetar o caixa da companhia.

Vale destacar que a marca Hydra permanecerá sob a gestão da Dexco.

Sobretudo, a conclusão da venda está condicionada à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Análise

Após trimestres de crise para a Dexco (DXCO3), ventos favoráveis podem estar se aproximando da companhia, segundo o BTG Pactual.

O banco afirmou que a empresa enfrentou vários desafios devido à fraca demanda e problemas significativos em sua unidade Deca, que levaram a um EBITDA negativo para a unidade (meados de 2023 e uma série de mudanças na gestão).

O BTG acredita que agora a companhia tem fatores macroeconômicos a favor. A forte demanda por painéis impulsionou aumentos de preços da companhia de 7-10% recentemente.

Além disso, os analistas Leonardo Correa e Marcelo Arazi afirmaram que a recuperação da Deca está bem encaminhada, com as margens de EBITDA subindo acima de 10%.

“Acreditamos que a empresa está entrando em um ciclo de revisão para cima dos lucros e vemos as ações sendo negociadas a níveis de avaliação decentes — cerca de 6x EBITDA para 2025. Embora a Dexco esteja atualmente operando com altos índices de alavancagem, e o ambiente de taxas de juros em alta apresente um desafio, acreditamos que a força da receita pode compensar o aumento das despesas financeiras no futuro”, escreveram.