Propaganda eleitoral

Propaganda eleitoral para 2º turno voltou nesta segunda

Horário eleitoral no rádio e na TV volta a ser transmitido somente no dia 11.

Horário Eleitoral
Horário Eleitoral | Foto/Arquivo Agência Brasil

A propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições municipais está autorizada a partir das 17h desta segunda-feira (7). Os eleitores de 52 municípios vão voltar às urnas no dia 27 deste mês para eleger candidatos à prefeitura dos municípios.

O segundo turno da disputa será realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno. 

Não há disputa de segundo turno para vereadores.

Com o encerramento do prazo de 24 horas após a votação do primeiro turno, as campanhas podem voltar a realizar comícios, caminhadas, carreatas, passeatas e distribuição de material de campanha. A propaganda eleitoral pode ser feita até 26 de outubro, véspera do segundo turno.

A propaganda eleitoral na internet e nos jornais também estão permitidas a partir de hoje e devem circular até 25 deste mês.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV volta a ser transmitido no dia 11 e vai até dia 25.

O Horário eleitoral gratuito em SP

Os programas eleitorais terão vinte minutos, divididos em dois blocos de dez. Sendo veiculados de segunda a sábado em emissoras de rádio e também na televisão.

“Também destina-se 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite”, conforme afirma o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Uma reunião será feita durante as próximas semanas no TRE-SP para definir o plano de mídia e a ordem das emissoras geradoras.

“Será dividido igualitariamente entre partidos, federações ou coligações das candidatas e dos candidatos que disputam o segundo turno”, confirma o TRE.


O primeiro a ser exibido será o do candidato que obteve mais números de votos no primeiro turno, mas alterna a cada programa em bloco ou a cada veiculação de inserção.