As prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil já estão recebendo notificação para liberar o acesso ao X, antigo Twitter. Isso porque, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou nesta quarta-feira (9), a liberar o desbloqueio da rede social, conforme a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a Anatel, “caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”. Assim, o tempo para a execução do desbloqueio poderá variar conforme as medidas adotadas por cada operadora.
A decisão de desbloquear a plataforma foi tomada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, na noite de terça-feira (8).
O X estava bloqueado desde 30 de agosto deste ano, em decorrência da ausência de um representante legal da plataforma no Brasil e do não pagamento de multas aplicadas pela Justiça.
Com a recente regularização da representação legal, a designação de novos advogados no Brasil e o depósito de R$ 28 milhões em multas, o ministro determinou que a rede social pudesse ser reativada, proporcionando assim o retorno do acesso aos usuários brasileiros.
Como será a liberação do X para os usuários?
A exemplo do que aconteceu com o bloqueio do X em 30 de agosto, a retomada do serviço não será simultânea para todos os usuários.
Após o desbloqueio pelos provedores, há um tempo de propagação das mudanças na rede, o que pode fazer com que parte dos usuários tenha o acesso restabelecido antes dos demais.