A rede social Bluesky, conhecida por ser uma alternativa descentralizada ao X (antigo Twitter), passou por instabilidades e ficou fora do ar durante a manhã desta quinta-feira (17).
Usuários relataram dificuldades ao tentar acessar a plataforma tanto pelo computador quanto pelo celular, com muitos sendo desconectados de suas contas.
O site Downdetector, que monitora problemas em plataformas digitais, registrou um pico de mais de mil reclamações por volta das 8h30 (horário de Brasília).
Entre os relatos mais frequentes, estavam dificuldades para logar e mensagens de erro ao tentar acessar as funcionalidades básicas da rede.
Aumento de novos usuários pode ser a causa
Uma das principais hipóteses para as falhas no Bluesky seria o aumento recente de usuários migrando para a plataforma. Nos últimos dias, a rede social ganhou tração após o X, de Elon Musk, implementar uma polêmica mudança nas regras de bloqueio.
Agora, mesmo que você bloqueie um usuário, pode ser possível ver suas postagens, embora as interações, como respostas e curtidas, sejam limitadas.
Essa alteração gerou descontentamento entre muitos usuários do X, que passaram a procurar alternativas, como o Bluesky.
O perfil oficial da rede social informou que nas últimas 12 horas houve um aumento de 100 mil novos usuários, o que pode ter causado sobrecarga nos servidores e instabilidade no sistema.
Apesar dos problemas de acesso, espera-se que a plataforma normalize suas operações ao longo do dia e que a equipe técnica ajuste os servidores para suportar o crescimento no fluxo de novos cadastros.
Até o momento, o Bluesky não emitiu um comunicado oficial sobre as falhas.
As informações são de Canaltech.