Como as criptomoedas estão melhorando a segurança dos pagamentos online

As criptomoedas estão transformando o cenário financeiro global, proporcionando maior segurança, privacidade e eficiência nas transações online

Criptomoedas
Criptomoedas revolucionam a segurança dos pagamentos online, oferecendo descentralização, transações internacionais rápidas e proteção contra fraudes | Freepik

O mercado de criptomoedas tem ficado cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Isso tornou esse tipo de ativo cada vez mais interessante, tanto para investimento quanto em relação ao uso da tecnologia por trás das criptomoedas, as blockchains. Nossa ideia, neste artigo, é explorar como as criptomoedas estão tornando os pagamentos online mais seguros, discutindo alguns benefícios desse tipo de tecnologia.

1. Descentralização

Uma das grandes vantagens das criptomoedas é o conceito de descentralização. De forma bem simples, não existe uma organização central que controla o fluxo de transações envolvendo criptomoedas. Todas elas acontecem sem intermediários, ou seja, de forma direta entre quem está enviando e quem está recebendo. Em comparação com o sistema bancário mais tradicional, todas as transações passam por uma entidade central, e isso acaba criando mais oportunidades de fraude, de bloqueio e mesmo de atraso de transações. Além disso, muitas vezes, esses protocolos acabam não oferecendo transparência para o usuário final.

2. Transferências internacionais

As criptomoedas também facilitam as transações entre diferentes países de forma rápida e sem burocracia. Na prática, uma transferência internacional com um banco ou uma instituição financeira tradicional é um processo demorado, custoso e com muitos requisitos regulamentares.

Com as criptos, as transações ocorrem diretamente entre as partes envolvidas, independentemente do local. Isso foi adotado em massa por serviços que precisam de transações rápidas, como plataformas de jogos online, portais de investimento e outros. Então, acaba reduzindo a exposição a potenciais fraudes e atrasos que são comuns no sistema bancário tradicional.

3. Criptografia de alto nível

Os protocolos de blockchain têm criptografia nativa para proteger todas as transações e dados dos usuários. Todas as transações são registradas na blockchain, que é uma espécie de livro-razão online e não pode ser modificado. Todas as transações são codificadas por algoritmos complexos, e é virtualmente impossível fazer a falsificação ou alteração desses dados.

Além disso, focando no mundo dos investimentos, todas as carteiras de criptomoedas são protegidas por chaves privadas, que garantem a propriedade de um determinado ativo e também servem para autorizar transações. Essa é uma camada adicional de segurança que serve para evitar a interrupção e uso indevido dos recursos.

4. Anonimato e privacidade das criptomoedas

Outro ponto importante é a questão do anonimato. Os sistemas mais tradicionais exigem muitas informações pessoais e bancárias para a realização de transações, por questões de compliance e pelas leis de cada país.

Embora o mundo das criptomoedas esteja se tornando cada vez mais regulamentado, ainda há o princípio do anonimato. Mesmo com as transações sendo registradas de forma pública em uma blockchain, os dados do usuário por trás de cada pagamento permanecem sempre privados, o que evita problemas como, por exemplo, um possível vazamento de informações. Os principais benefícios disso são a privacidade, a proteção contra roubos de identidade e o uso indevido de informações.

5. Segurança contra fraudes

Uma das maiores preocupações em transações online no mercado financeiro são as fraudes, que incluem a contestação de cobranças. Por exemplo, ao usar um cartão de crédito, o consumidor pode solicitar o cancelamento de uma cobrança, alegando que ela não foi autorizada. Embora a ideia original desse tipo de proteção seja proteger o consumidor, ela também acaba sendo aproveitada de forma maliciosa, o que resulta em vários prejuízos para os vendedores.

Com as criptomoedas, as transações são irreversíveis. Então, uma vez que a transação é confirmada dentro da blockchain, não pode ser desfeita por nenhum dos lados. Isso acaba gerando uma camada adicional de proteção contra fraudes.

6. Autonomia e controle dos fundos

Outro ponto importante é a autonomia. Em sistemas bancários mais tradicionais, as contas ou ativos, ou até a oferta de crédito, podem ser bloqueados, porque existe uma entidade controladora desses ativos. As criptomoedas, nesse sentido, oferecem um pouco mais de liberdade financeira, principalmente em regiões onde o sistema bancário é menos acessível e está sujeito a restrições governamentais e estatais.

7. Redução de taxas

Outro ponto importante é a questão de taxas. As transações em uma blockchain são gratuitas para os usuários, A única taxa cobrada é uma taxa de rede, que é cobrada para manter a blockchain em operação. Essas taxas são muito transparentes, então é fácil estimar o custo de envio de uma determinada transação para um determinado usuário. Essa acaba sendo uma opção mais econômica para transações entre diferentes países, além de ser muito mais rápida e muito mais segura, como já vimos.

9. Proteção contra hackers

As invasões de hackers e ataques cibernéticos são uma preocupação muito grande em sistemas financeiros, ainda mais no contexto atual, em que o mundo é dominado por fintechs e inovações tecnológicas. Esses sistemas centralizados, como bancos e aplicativos financeiros, são alvos frequentes de hackers, pois concentram muitas informações pessoais e financeiras dos usuários.

Já a natureza 100% descentralizada das criptomoedas dificulta bastante a realização de ataques de hackers em grande escala.

É claro que existem fraudes envolvendo exchanges e certos tipos de operações de criptomoedas. No entanto, os dados das transações são sempre registrados de forma distribuída e com consulta pública, tornando essas redes muito difíceis de serem comprometidas.

Conclusão

À medida que as criptomoedas se tornarem mais presentes no dia a dia dos usuários comuns, devem ganhar mais espaço em comparação com os sistemas financeiros tradicionais. As criptomoedas, de forma geral, são uma solução inovadora, ágil e segura para transações financeiras no mundo inteiro.

Embora tenhamos muitos desafios a superar nas questões legais envolvendo essa tecnologia, além da necessidade de adoção em massa, as criptomoedas estão transformando a maneira como fazemos transações financeiras.

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.