A cidade de São Paulo deve enfrentar pancadas de chuva e rajadas de vento com velocidade média de 80 km/h nesta sexta-feira (18), conforme previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
A previsão indica a possibilidade de formação de tempestades durante a tarde e a noite, com riscos de alagamentos e queda de árvores na capital e na região metropolitana.
De acordo com o CGE, a sexta-feira começa com sol e calor, com os termômetros que variam entre 16 °C e 30 °C.
No entanto, a chegada de uma frente fria pode provocar chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e ventos fortes.
Segundo o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo, existe o potencial para que as rajadas de vento atinjam até 80 quilômetros por hora, com chances de que em áreas com muitos prédios as rajadas cheguem a 100 quilômetros por hora de forma pontual.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um aviso de risco meteorológico para o período entre sexta-feira (18) e domingo (20).
O volume total de chuva pode alcançar 95 mm na Grande São Paulo durante o período de alerta, com previsão de 25 mm a 35 mm de chuva na sexta-feira, e até 50 mm no sábado (19).
Para o domingo (20), o volume de chuvas vai ser menor, mas ainda existem chances de pancadas isoladas.
Tarcísio de Freitas monta gabinete de crise
Diante da previsão de chuvas intensas, o governo do Estado de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise para monitorar a situação e coordenar ações preventivas.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), após reunião entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e representantes das concessionárias de energia.
“A gente entra num período agora de chuva com mais constância aqui no nosso estado. Vamos montar nosso gabinete de crise para nos preparar para as ações da natureza que vão chegar”, afirmou o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.
A preocupação com os ventos fortes ocorre após a tempestade da semana anterior, que registrou rajadas de vento de até 107,0 quilômetros por hora, a maior ventania dos últimos 30 anos em São Paulo.
Na ocasião, cerca de 3,10 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica e oito pessoas morreram no estado em decorrência de acidentes relacionados ao temporal.
Previsão para o fim de semana
O sábado (19) vai ser marcado principalmente por chuvas, com menos chance de ventos fortes, segundo o meteorologista Cesar Soares.
A temperatura deve variar entre 16 °C e 22 °C, com um volume de chuva estimado em até 50 mm, o que ainda gera riscos de alagamentos em áreas vulneráveis.
Já no domingo (20), o volume de chuva vai ser menor, com previsão de até 24 °C de máxima e pancadas de chuva mais isoladas, embora o alerta de risco meteorológico permaneça até o final do dia, conforme orientações da Defesa Civil.
Recomendações
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga algumas orientações de segurança, como evitar áreas propensas a alagamentos, estacionar veículos longe de árvores e estruturas frágeis e não transitar por ruas inundadas.
O órgão reforça a necessidade de manter os telefones celulares carregados e os aparelhos eletrônicos fora de tomadas em caso de tempestades.
O governo e as concessionárias de energia elétrica monitoram as condições e estão preparados para agir em caso de quedas de energia ou emergências relacionadas às condições meteorológicas severas.
As informações são de g1.